Chanfana convida a visitar Vila Nova de Poiares

/, Região/Chanfana convida a visitar Vila Nova de Poiares

A chanfana volta a ser “rainha” em Vila Nova de Poiares. A Semana da Chanfana começa hoje (12 de janeiro) e vai manter-se em destaque até dia 22, em sete restaurantes do concelho, convidando os apreciadores desta especialidade regional a visitarem a “Capital Universal da Chanfana”.

O Confrade”, “A Grelha”, “Cantinho do Bitoque”, “Casa dos Frangos As Medas”, “Dona Elvira”, “Paddock” e “Portas da Vila” são os sete estabelecimentos que aderem a este evento, promovido pela Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares.

Apesar de ser uma sugestão habitual nos restaurantes concelhios, este prato ganha agora especial destaque, assumindo-se como um “cartão de visita” que convida a conhecer Poiares, dando também um importante impulso à economia local. Madalena Carrito, confrade-mor da Confraria da Chanfana, espera que se repita o sucesso das edições anteriores, se possível ainda “com mais visitantes”.

Para além da chanfana e de outras especialidades confecionadas à base da carne de cabra, como o arroz de bucho e os negalhos, os visitantes podem aproveitar também este período para degustar o famoso doce “O Poiarito” e conhecer o património do concelho, como o Museu de Vila Nova de Poiares, o Centro Difusor de Artesanato e Recursos Endógenos, a capela de Santo António e também o quartel dos Bombeiros Voluntários de Poiares, que vai estar aberto aos fins de semana, associando-se assim a este evento.

Aliada ao programa gastronómico está também a literatura, com a apresentação de dois livros, “O amor é isto”, da autoria do confrade de honra e ator Ruy de Carvalho (domingo, às 17h00), e “Ao Sabor da Bíblia”, da autoria do cheg Luís Lavrador (dia 20, às 18h00). No mesmo dia, Luís Lavrador vai dinamizar também um atelier de cozinha, onde irá utilizar e preparar receitas que constam no seu livro e outras ligadas à chanfana.

De referir ainda a realização de um jantar tertúlia, na quarta feira, “Dia do Empresário”, no restaurante “O Confrade”; e a celebração do “Dia das Confrarias”, na sexta feira (dia 19).