Projetos de Coimbra entre os finalistas do Green Project Awards

/, Coimbra/Projetos de Coimbra entre os finalistas do Green Project Awards

Dois projetos de Coimbra estão entre os finalistas do Green Project Awards 2017, cujos vencedores são conhecidos hoje, durante a conferência “A cidadania e o futuro da sustentabilidade”, na Alfândega do Porto.

Distribuídos por dez categorias, os galardões serão atribuídos às entidades nacionais que se destacaram pelo seu contributo para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal. Coimbra está representada nas categorias Agricultura e Iniciativa de Mobilização, tendo sido selecionados os projetos “Ervas Daninhas”, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), e “Menos é Igual a Mais”, dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).

Ervas Daninhas” é desenvolvido por pessoas com deficiência e/ou incapacidade que frequentam a formação profissional e o centro de atividades ocupacionais da APCC. Nasceu da necessidade de contribuir para a promoção e desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e ambientalmente mais justa e sustentável. Esta sensibilização para a proteção do ambiente passa pela opção de escolhas e modos de vida ambientalmente mais sustentáveis e, para tal, foram criados métodos de trabalho agrícola amigos do ambiente, tais como a plantação de espécies espontâneas, técnicas de poupança de água, proteção contra a erosão do solo e divulgação da flora autóctone e da fauna que lhe está associada.

O projeto “Menos é Igual a Mais” chama a atenção para o desperdício alimentar, considerado “um flagelo global e transversal”. Os SASUC, que produzem um milhão de refeições por ano, desencadearam uma campanha de combate ao desperdício alimentar, iniciativa que permitiu a adoção, quer internamente quer pela comunidade que utiliza as várias unidades alimentares, de práticas mais conscientes, responsáveis e sustentáveis conduzindo ao máximo objetivo de desperdício zero. A nível individual, a comunidade universitária repensou os comportamentos que conduzem ao desperdício, passando de forma consciente a solicitar ao balcão da cantina apenas os alimentos e respetivas quantidades que irá consumir.

Os Green Project Awards – iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e Quercus – distinguem anualmente projetos que valorizam o ambiente. Hoje são entregues os prémios relativos à sua décima edição, correspondentes ao ano de 2017, distribuídos por dez categorias.

Ao longo de dez anos, o Green Project Awards já distinguiu mais de 120 projetos em Portugal, num total de mais de 1400 candidaturas recebidas.