Empresários de Penacova trocam experiências

/, EMPRESAS, Região/Empresários de Penacova trocam experiências

Representantes das 10 maiores empresas do concelho de Penacova reuniram-se à mesa para partilhar experiências. Promovida pelo Município, esta iniciativa procurou, como explicou o presidente Humberto Oliveira, “proporcionar um momento de debate e troca de experiências entre os empresários”, reconhecendo assim o esforço e a capacidade de empreender de cada um e das suas estruturas.

São estes líderes e as suas estruturas que geram riqueza para que os municípios e o poder central possam investir noutras áreas como o turismo, a educação ou a cultura”, sublinhou o autarca.

O tecido empresarial de Penacova tem registado um crescimento contínuo, em várias vertentes, como volume de negócios, exportações e empregabilidade. De acordo com dados divulgados pela autarquia, em 2016 o volume de negócios das 20 maiores empresas do concelho ultrapassou os 90 milhões de euros, ao passo que em 2010 este era apenas de 58 milhões. Também as exportações, em 2010, situavam-se nos cinco milhões de euros e em 2016 ultrapassaram os 22 milhões de euros. A nível de emprego, as 20 maiores empresas do concelho, em 2010, empregavam 361 colaboradores, número que subiu para 739 empregos em 2016.

Humberto Oliveira considera que “o mérito é dos empresários, das suas lideranças e das pessoas que colaboram consigo”.

Presente na sessão, Pedro Coimbra, deputado da Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Penacova, congratulou-se também com estes resultados que “enchem de orgulho Penacova e que vêm demonstrar que o esforço e a atenção dada ao tecido económico e empresarial do concelho são para continuar e reforçar enquanto linha estratégica de crescimento e desenvolvimento do território”.

Águas das Caldas de Penacova, Transportes Marginal do Mondego, JTSL – Sol. Téc. Man. Metal, Fernandes & Henriques, Veiga Lopes, Macop – Materiais de Construção, Ferroalva – Fer. Mat. Const. Alva, Transportes Rodoviários de Mercadorias de Aguieira, R2P, Lda e Simetriaxial – Metalomecânica foram as empresas que estiveram presentes nesta iniciativa.