Jantar da Casa da Dignidade promove inclusão

/, Coimbra/Jantar da Casa da Dignidade promove inclusão

Cerca de 60 pessoas, entre população sem abrigo, voluntários e dirigentes, participaram no jantar convívio da Casa da Dignidade, equipamento social da Fundação ADFP (Associação de Desenvolvimento e Formação Profissional), situado junto ao Parque Verde de Coimbra, que dá apoio aos sem abrigo ou pessoas em situação de exclusão social.

Convicta de que “Coimbra poderia e deveria ser pioneira na criação de uma cidade ‘sem-abrigo zero’”, a Fundação ADFP criou a Casa da Dignidade há cerca de um ano com o intuito de “garantir um refeitório com teto para que as pessoas em situação de pobreza extrema possam comer sem ser na rua e com condições de higiene pessoal, tendo direito ao simples lavar de mãos antes da refeição”.

Pessoas sem abrigo, dirigentes da Fundação e voluntários que garantem o funcionamento deste equipamento social reuniram-se num convívio, no sábado, que procurou promover a confraternização entre todos mas também “os valores de inclusão e integração social”, num “gesto simbólico de promoção de direitos de igualdade e respeito e do dever de fraternidade individual e coletiva”.

De acordo com o presidente da Fundação ADFP, Jaime Ramos, a Casa da Dignidade apoia diariamente entre 40 a 60 utentes com refeições e serviços de higiene. A instituição pretende agora alargar o seu leque de respostas, a nível da saúde, de forma a assegurar um acompanhamento mais completo. Nesse sentido, lançou um apelo à solidariedade de médicos, psicólogos e enfermeiros para que, de forma voluntária, possam “dar algum tempo de si a quem precisa”. Para tal, devem entrar em contacto com este equipamento social, através do e-mail casadadignidade@adfp.pt ou do telefone 239 161 755.