Seminário ajuda famílias a lidar com cancro infantil

/, Saúde/Seminário ajuda famílias a lidar com cancro infantil

O Hospital Pediátrico de Coimbra acolhe, no dia 24 de fevereiro, a partir das 10h00, o 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica. Promovido pela Fundação Rui Osório de Castro, este evento destina-se a pais, familiares e amigos das crianças e adolescentes com cancro, bem como a todos os interessados.

Os principais especialistas na área do cancro infantil vão reunir-se, assim, em Coimbra, para analisar temáticas relevantes como o papel dos pais durante o internamento, o regresso a casa e a sobrevivência. Entre os presentes, destaca-se a presença de Maria Karla Osório de Castro (presidente da Fundação), Margarida Cruz (diretora geral da Acreditar) e Fátima Heitor (diretora do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra).

Todos os anos cerca de 400 crianças e jovens são diagnosticadas com cancro em Portugal. Pretendemos que o Seminário de Oncologia Pediátrica ofereça ferramentas úteis para as famílias que têm de lidar no dia-a-dia com esta realidade”, refere Cristina Potier, diretora geral da FROC. “Além do maravilhoso contributo dos profissionais da área vamos contar com a presença de sobreviventes de cancro infantil e familiares que irão partilhar os seus testemunhos e histórias”, explica.

Este evento vai realizar-se pela primeira vez fora de Lisboa, dando assim “oportunidade às famílias de outras zonas do país de mais facilmente participarem neste Seminário que organizamos”, realça a responsável.

O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica vai terminar com a atribuição do Prémio Fundação Rui Osório de Castro/Fundação Millennium BCP a Carla Marques, psicóloga clínica do Hospital Pediátrico de Coimbra, pelo desenvolvimento de um projeto inovador na área da reabilitação cognitiva online, em crianças e jovens sobreviventes a tumores do sistema nervoso central.

Além da entrega do Prémio, serão também entregues as duas Menções Honrosas. A primeira, da autoria de Sandra Alves, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (IPOFG), reconheceu o “Desenvolvimento de uma abordagem terapêutica molecular para a Neurofibromatose tipo 1 através de exon-skipping”. A segunda Menção Honrosa foi atribuída a João Passos, do IPOFG de Lisboa, com o trabalho: “Caracterização molecular dos tumores primários do SNC – Implicações no diagnóstico, prognóstico e tratamento”.

A participação no seminário é gratuita mas está sujeita a inscrição obrigatória, através do link https://goo.gl/forms/QPRjcDQRiIytSrCk1.