CEARTE ensina boas práticas para produção artesanal de cosméticos

/, Coimbra/CEARTE ensina boas práticas para produção artesanal de cosméticos

Dezenas de pessoas assistiram, na passada sexta feira, à apresentação do guia “Orientações para a Atividade de Produção de Cosméticos em Pequena Escala – Requisitos Regulamentares e Boas Práticas de Fabrico”, que decorreu nas instalações do CEARTE, na Pedrulha, em Coimbra.

Este guia, que resultou de um trabalho conjunto entre aquele Centro, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e o INFARMED, reúne as orientações fundamentais para a produção de cosméticos e sabonetes em pequena escala.

Na sessão, o diretor do CEARTE, Luís Rocha, deu conta das “imensas dificuldades” que muitos produtores sentiam para “cumprirem os requisitos legais e regulamentares destas atividades, na maioria dos casos por desconhecimento, noutros porque o exigido é demasiado para as suas possibilidades”. Por outro lado, sendo este um centro de formação, Luís Rocha considera que “era fundamental ter um guia orientador que, não sendo um Manual Técnico de produção, dá um conjunto importante de orientações sobre as boas práticas de fabrico e comercialização aos mais diversos níveis”, garantindo assim que “a produção é feita com elevados níveis de qualidade e segurança”.

Participaram ainda na sessão outros representantes do CEARTE, da FFUC e do INFARMED que procuraram esclarecer os presentes sobre esta atividade artesanal que, para ser exercida, implica um conjunto de regras e obrigações a cumprir pelos produtores ao nível da produção e do licenciamento.

O guia apresentado sistematiza e explica as principais regras e procedimentos a cumprir pelos produtores. Procura responder a necessidades de orientação sobre o exercício de atividade e a legalização dos muitos produtores existentes em Portugal na área do sabão e sabonetes artesanais e da produção de cosméticos. Os interessados podem adquirir uma versão impressa do guia, por cinco euros, e o CEARTE disponibiliza ainda uma versão pdf no seu portal, que pode ser descarregada gratuitamente.