Centenas de foliões animam domingo Carnaval dos Olivais

/, Coimbra/Centenas de foliões animam domingo Carnaval dos Olivais

O Bairro Norton de Matos recebe domingo (11 de fevereiro) mais um grande corso carnavalesco. Promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, o desfile volta a envolver toda a cidade, assegurando uma tarde de muita cor, música, criatividade e diversão.

Pessoas de todas as idades, num verdadeiro encontro de gerações, vão participar, no domingo, no grande Carnaval do Bairro Norton de Matos. Este evento histórico, cujos registos remontam a mais de um século atrás, assume-se hoje como um acontecimento de referência em toda a Freguesia de Santo António dos Olivais mas também em toda a cidade.

Quando lancei o Carnaval, em 2001, fi-lo no sentido de complementar todas as atividades que o executivo tinha projetado a pensar nos seniores da freguesia”, recorda Francisco Andrade. O presidente da Junta de Santo António dos Olivais assume que o desafio passava por transformar este evento “no Carnaval de toda a cidade”, feito conseguido, como o testemunham os milhares de pessoas que todos os anos participam no corso.

Tal como nos anos anteriores, o desfile de domingo conta com mais de três centenas de foliões, de mais de 20 grupos da freguesia, da cidade e alguns convidados que, não pertencendo a Coimbra, são já presença assídua no corso. Tal como no ano passado, a Câmara de Coimbra também apoia o evento, através da participação de alguns grupos da cidade, que enriquecem e dão uma maior dimensão à festa.

Aos grupos inscritos irão juntar-se, como é habitual, as pessoas que, de forma espontânea, se vestem a rigor para a ocasião e que vão também animar o corso, enchendo as ruas de alegria.

Este é um Carnaval para todos, sem brasileiros ou cabeças de cartaz. Queremos juntar as crianças e os seniores, temos dois jovens da freguesia como rei e rainha e o nosso desejo é que todos se divirtam e se sintam felizes por participar”, assegura Francisco Andrade.

Os grupos vão reunir-se às 14h30 e o desfile começa meia hora depois. Começa na Rua Verde Pinho e segue pela Travessa Verde Pinho, Rua Dr. Daniel de Matos, Rua Adolfo Loureiro, Rua de Macau, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua Pedro Alvares Cabral, Rua Dr. Daniel de Matos e termina na Praceta Infante D. Henrique.

Neste dia festivo, não faltarão nas ruas as tradicionais barraquinhas das farturas, pipocas e algodão doce e os cafés da zona vão estar de portas abertas para responder a todos os visitantes.

Francisco Andrade espera que seja “um dia de convívio, partilha e muita alegria para todos” e convida toda a cidade a associar-se a este corso e a celebrar o Carnaval no Bairro Norton de Matos.