Corsos carnavalescos animam Figueira da Foz

/, Região/Corsos carnavalescos animam Figueira da Foz

A cidade da Figueira da Foz é bem conhecida pelos seus grandiosos carnavais. As celebrações começaram ainda em janeiro mas o ponto alto da festa está reservado para estes dias, com os grandes corsos a envolverem cerca de mil foliões e a atraírem largos milhares de visitantes.

Organizado, pelo terceiro ano consecutivo, pela Associação do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz (ACBFF), o Carnaval da Figueira da Foz assume-se, como frisou o presidente do Município, João Ataíde, como um “importante produto turístico” para o concelho e região, estando a Figueira da Foz “entre os concelhos que promovem um Carnaval grandioso e bastante apelativo”.

O cantor Sérgio Rossi e a figueirense Lúcia Costa são os reis desta edição que, de acordo com a organização, deverá reunir um milhar de figurantes, num Carnaval que está orçado em 110 mil euros, contanto com um apoio de 57.500 euros por parte da Câmara da Figueira da Foz, a que se juntam 20 mil euros para apoio logístico.

Com vários eventos já realizados, o programa segue hoje (9 de fevereiro), com o Carnaval Infantil Solidário, onde são aguardados mais de 2000 estudantes do concelho. Para além das máscaras e da alegria dos mais novos, que vão desfilar a partir das 10h00 na marginal, o evento irá angariar bens alimentares que serão depois entregues a instituições de solidariedade locais.

Amanhã, a partir das 22h00, realiza-se o habitual desfile noturno das escolas de samba e no domingo e terça feira, a partir das 14h30, a Avenida do Brasil transforma-se em sambódromo, com o desfile de oito carros alegóricos (incluindo os da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião e o dos reis), um camião com Trio Elétrico/aula de zumba ao vivo, três carros de sons das escolas de samba Novo Império, A Rainha e Unidos do Mato Grosso e cerca de um milhar de foliões, distribuídos pelo Grupo do Carlos, Samba no Pé e Samba Folia e coletividades (Grupo Instrução e Sport, Sociedade Instrução e Recreio de Lares e ainda Grupo Recreativo Vilaverdense).

Esses dois desfiles serão, como habitualmente, os pontos altos das celebrações, trazendo para a rua milhares de pessoas e proporcionando a todos momentos de grande folia e diversão.