Região em festa com o Carnaval

/, Região/Região em festa com o Carnaval

Corsos hoje, domingo e terça feira em Mira

O Município de Mira volta mais uma vez a apostar nos festejos de Carnaval para animar o concelho. Esta realização volta a envolver associações e instituições do concelho, assumindo-se como uma forma de incentivar e preservar a identidade das populações e tradições locais, bem como o espírito do associativismo entre a comunidade.

O primeiro desfile realiza-se hoje, a partir das 10h00, no centro da vila, e envolve as escolas e instituições do concelho. O segundo está marcado para domingo, a partir das 14h30, na Praia de Mira. No dia de Carnaval a festa regressa ao centro da vila, com um grande corso que, a partir das 14h30, vai juntar 25 associações e cerca de 600 participantes, que este ano irão desfilar sob o tema da Água.

Crianças desfilam hoje em Soure

Mais de 1100 figurantes participam hoje, a partir das 10h30, no tradicional Cortejo Infantil de Soure, que vai percorrer as principais artérias da vila de Soure. O desfile começa no Mercado Municipal e segue para a Praça da República onde, em frente ao Edifício dos Paços do Concelho, está o palco fixo que irá receber a exibição dos vários grupos participantes.

As maravilhas de Soure” é o tema do cortejo que, no Ano Europeu do Património Cultural, pretende sublinhar a importância da cultura e do património cultural do concelho.

Cada turma escolheu um tema ou uma personagem da riqueza patrimonial de Soure ou da sua freguesia de origem e, neste desfile, vai apresentar figuras, personagens e/ou cenas relacionadas com o património e com as tradições do concelho, materializado através de máscaras, enfeites e trajes carnavalescos.

O Município assegura a animação durante o cortejo e disponibiliza, também, o transporte dos alunos de e para as instituições. Distribuirá, ainda, um pequeno lanche aos participantes no final da atividade.

Escolas e instituições juntas no Carnaval de Poiares

O Município de Vila Nova de Poiares celebra o Carnaval com dois corsos. O primeiro realiza-se hoje, a partir das 10h30, e vai trazer para a rua a comunidade educativa, num cortejo repleto de criatividade, cor e alegria.

No domingo, a partir das 14h30, as associações e instituições do concelho juntam-se para um grande corso, que vai percorrer as principais artérias da vila. Neste dia realiza-se o Concurso Infantil-Juvenil de Mascarados.

Entrudo celebrado na Lousã

A Câmara Municipal da Lousã, com o intuito de valorizar a cultura artística da sua comunidade escolar, promove hoje (9 de fevereiro), no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, pelas 10h00, um desfile de Máscaras de Carnaval criadas pelos alunos do pré-escolar. O desfile, que conta já com 200 crianças inscritas, vai contar com a animação da Companhia Marimbondo, com o seu espetáculo “Andantino”, premiado internacionalmente.

Já no Museu Etnografico Dr. Louzã Henriques, a partir do dia 12 de fevereiro e até ao final do mês, estará patente ao público uma exposição coletiva de máscaras de Carnaval, elaboradas pelas turmas dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo, e dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos da educação especial, prolongamentos e instituições de solidariedade social. A exposição conta até ao momento com meia centena de máscaras.