Soure relança programa de incentivos à natalidade

/, Região/Soure relança programa de incentivos à natalidade

O Município de Soure relançou, no sábado, o “Programa Cegonhas”, medida que incentiva e apoia a natalidade. Lançado em fevereiro de 2016, este programa já beneficiou 135 crianças e foi agora prorrogado até ao final de 2019.

A Câmara Municipal de Soure entende que, perante o “sucesso e importância” que este programa teve nos primeiros anos, importa dar-lhe continuidade, apoiando assim as famílias e potenciando e intensificando um conjunto de estímulos à fixação e à atração de pessoas ao concelho. A autarquia realça também que este incentivo à natalidade funciona também como um apoio à economia local, uma vez que as despesas comparticipadas só poderão ser efetuadas em estabelecimentos comerciais do concelho.

O presidente do Município, Mário Jorge Nunes, sublinha também que, com este programa, a autarquia está mais próxima das famílias que pretendem ter filhos e espera que, nesta segunda edição, haja ainda mais inscrições, dando conta que “estão a ser criadas no concelho, e no país, melhores condições de vida”.

A medida concretiza-se através da atribuição de um subsídio, dividido em duas tranches, no caso de nascimento de um bebé no concelho de Soure. O programa tem um apoio financeiro de acordo com três escalões de rendimento das famílias (250, 500 ou 1.000 euros), valores que podem ser depois descontados no comércio local, em produtos ou serviços infantis, como roupa, alimentação, higiene, creches, entre outros.

A candidatura deve dar entrada nos serviços municipais, contendo todos os documentos necessários, até seis meses após o nascimento do bebé. O formulário de candidatura e o regulamento podem ser consultados junto do Gabinete de Acção Social e Saúde da Câmara Municipal ou no website do Município, em www.cm-soure.pt.