Rede solidária do medicamento estende-se a Soure

/, Região/Rede solidária do medicamento estende-se a Soure

O Município de Soure passa a integrar a rede solidária do medicamento, no âmbito de um protocolo assinado, na segunda feira, entre a Associação Dignitude e a Câmara Municipal.

Este é o 49.º protocolo de âmbito social assinado pela associação no sentido de apoiar famílias com dificuldades financeiras. No caso de Soure, vai beneficiar famílias do concelho, que podem assim adquirir medicamentos prescritos, no que respeita à co-participação da responsabilidade do doente.

O acordo destina-se a “indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade mas também a todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações de carência que poderão ser também consideradas”, explica a Associação Dignitude.

O financiamento deste programa – “abem: Rede Solidária do Medicamento” – é da responsabilidade do Município de Soure e da Dignitude que, em conjunto, suportam os custos e encargos que estariam a cargo do doente.

O Município de Soure fica também responsável pela identificação, avaliação e referenciação dos agregados familiares socialmente vulneráveis, cuja situação se enquadre neste programa. Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara de Soure, explica que, desta forma, “o Município faz um esforço de aproximação à melhoria das condições de vida das pessoas”. Já o vereador Gil Soares considera que “este programa vai ao encontro de uma preocupação que é transversal ao país, que é a dificuldade das pessoas em adquirir os medicamentos, devendo esta ser uma preocupação dos responsáveis políticos a nível local”.

Em 2017, o programa financiou cerca de 4.000 pessoas e propõe-se atingir este ano cerca de 25.000. A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, a Associação Nacional das Farmácias, a Plataforma Saúde em Diálogo e a Cáritas Portuguesa foram os primeiros associados promotores da Dignitude. Esta é a 14.ª parceria que a associação faz na região Centro.