Basquetebol: ABC e FCDEFUC unidas para melhorar formação

/, Desporto/Basquetebol: ABC e FCDEFUC unidas para melhorar formação

A Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) e a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) assinaram, na sexta feira, um protocolo que visa dotar treinadores e professores de melhores condições para o ensino do basquetebol.

Durante a sessão, o presidente da ABC, Luís Santarino, explicou que este acordo pretende “criar condições básicas e únicas para ensinar os nossos jovens a praticar basquetebol nos vários domínios”. Trata-se, como sublinhou, do primeiro protocolo assinado, sendo intenção da Associação assinar outros com outras entidades. “O basquetebol é um conjunto de ciências e não uma só ciência e como os treinadores e os jovens não dominam todas as ciências é evidente que temos que lhes dar ferramentas para que treinem melhor os jovens e para que estes se sintam satisfeitos”, explicou.

Luís Santarino espera, ainda, que com este trabalho e com este protocolo seja possível “fidelizar os jovens e as famílias ao basquetebol, fazendo com que eles se sintam bem a praticar uma modalidade de eleição”.

O diretor da FCDEFUC, António Figueiredo, considerou, por sua vez, que este acordo faz todo o sentido, efetivando uma relação que a Faculdade já mantém com a Associação de Basquetebol de Coimbra há algum tempo, em diversas iniciativas. Realça que “a Faculdade tem por missão o relacionamento com a comunidade e a capacidade de fazer a transferência do conhecimento que consegue gerar, através da ciência e da investigação que produz, para a comunidade”. Este protocolo é, portanto, “mais um passo nesse sentido”.

Temos na Faculdade um conjunto de estudantes que têm interesse em fazer a sua especialização e aprofundar o seu conhecimento através da especialização do treino em basquetebol”, explica o diretor, considerando que, para além da formação ministrada na licenciatura, conjugada com o plano nacional de treinadores e com a especialização em basquetebol, é “fundamental encontrar também os melhores ambientes para que os nossos alunos possam dar sequência às necessidades que têm, particularmente ao nível de estágio nos diferentes clubes da região”. E nessa matéria não tem dúvidas que “a ABC pode e irá desempenhar um papel absolutamente central e decisivo”.