Coimbra BD mostra o que de melhor se cria no país nesta área

/, Coimbra/Coimbra BD mostra o que de melhor se cria no país nesta área

A Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada apresenta, até domingo (11 de março), na Casa Municipal da Cultura, o que de melhor e mais criativo se faz no país nesta área. A terceira edição abriu ontem e conta com um programa cultural que reúne um conjunto variado de ações, que pretende chegar a todos os tipos de público, envolvendo toda a família, independentemente da sua faixa etária.

Promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, a Coimbra BD apresenta um programa diversificado e de qualidade e, pela primeira vez, aposta na internacionalização, contando com a presença de um convidado oriundo de Itália, Walter Venturi, e um da Sérvia, Guéra. Estes artistas juntam-se a cinco autores nacionais convidados, representantes da escrita, do argumento para BD ou da criação artística, ao nível da ilustração, áreas reveladoras do vasto universo da “9.ª Arte”.

A iniciativa reúne também um conjunto de 18 editores e livreiros especializados em Banda Desenhada promovendo, fundamentalmente, ações que apelam à participação do público. O programa inclui workshops, tertúlias, exposições, sessões de autógrafos com autores de BD, mesas de artistas, jogos de tabuleiro e o já habitual desfile e concurso de Cosplay.

Realce, ainda, para a exibição de curtas-metragens de animação infantil (integradas no périplo nacional dos “Filminhos Infantis à solta pelo país”, pela Zero em Comportamento) e de terror (premiadas no Festival de Cinema MoteLx).

Para além do programa que decorre na Casa da Cultura, o evento estende-se também ao Convento São Francisco, à Galeria Pedro Olayo (filho), onde pode ser apreciada, até 8 de abril, uma exposição de ilustração da autoria de João Vaz de Carvalho.

Nesta terceira edição, a autarquia renova a colaboração por parte da livraria “Dr. Kartoon” na produção do evento. Conta, ainda, com o contributo da Casa da Esquina/Graal na apresentação do projeto “Sapata Press”, uma plataforma de produção editorial transnacional, na área da BD, direcionado a autoras de países de língua portuguesa. A iniciativa conta, igualmente, com o apoio dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, que manterão em funcionamento permanente um Restaurante BD – a Cantina Sereia – em horário coincidente com o período de abertura ao público da Coimbra BD.

À semelhança das edições anteriores, a Rádio Universidade de Coimbra apoia, uma vez mais, a iniciativa, através da emissão em direto do programa “Conta-me!”, de Sandra Tavares e Cátia Soares.