Debate, ginástica e música na ACM de Coimbra

/, Coimbra/Debate, ginástica e música na ACM de Coimbra

As comemorações do centenário da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra continuam a animar a cidade até ao final do ano, com atividades mensais que pretendem envolver toda a comunidade.

Ontem foi dia de celebrar “A cidade e os poetas”, num debate orientado pelo professor António Pedro Pita e que contou com a colaboração de atores e atrizes da Cooperativa de Teatro Bonifrates, que deram voz a alguns dos nomes poéticos da literatura portuguesa.

As celebrações continuam domingo, com uma Prova de Ginástica Rítmica, e no dia 23, às 21h30, com um concerto musical com Simão Mota, na Guitarra de Coimbra.

No âmbito do centenário, serão ainda promovidos mais dois debates, um sobre “A ACM e a evolução da sociedade urbana” (a 5 de abril) e outro sobre “A cidade e a saúde no desporto” (a 5 de maio). Paralelamente realizam-se outros eventos, sendo de destacar o concerto do dia 27 de abril com a Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e o desfile que, no Dia da Cidade, 4 de julho, vai trazer para as ruas todas as atividades da ACM, num percurso entre a Praça da República e o Largo da Portagem. O programa integra ainda o lançamento de um livro sobre a história desta coletividade que envolve 610 praticantes (243 federados, 204 não federados e 163 que frequentam atividades culturais). Ballet, música, dança contemporânea, danças afro-latinas, ten-chi-tessen, aikido, kendo, krav-maga, karaté, taekwondo, esgrima, ténis de mesa, damas, pesca desportiva, badminton, judo, ju-jitsu, ginástica acrobática e rítmica, ginástica de manutenção, yoga, voleibol, natação e bridge são as atividades que desenvolve diariamente esta associação que conta com mais de 1060 associados.