Soure: Vinho novo e petiscos tradicionais para degustar em Vinha da Rainha

/, Região/Soure: Vinho novo e petiscos tradicionais para degustar em Vinha da Rainha

O vinho novo e os petiscos tradicionais voltam a servir de convite para uma tarde de confraternização e animação em Vinha da Rainha, no concelho de Soure. A Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade promove domingo (11 de março) a XIII Mostra do Vinho Novo a que volta a associar, depois do sucesso do ano passado, a II Prova de Saberes e Sabores e também a animação musical.

A coletividade convida assim população e visitantes a reunirem-se, a partir das 15h00, no Largo das Escolas, e a saborearem os bons néctares e os petiscos tradicionais desta região.

De acordo com o presidente da Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha (ACDSFVR), Firmino Ramalho, vão estar no recinto “18 expositores, todos da freguesia, com vinho de grande qualidade”. A estes junta-se um grupo de seis pessoas que assegurará a vertente dos petiscos e que irá apresentar produtos com “alguma história e tradição, como a broa de milho com petinga, com carne e com torresmos; o pão com chouriço; os couratos no pão, entre outros”.

Este foi “um bom ano a nível da produção e qualidade de vinho”, assegura o presidente, que dá também conta do crescimento de expositores ligados a este setor que, nos últimos anos, tem sofrido uma grande dinamização, com a “revitalização de muitas vinhas”, voltando a assumir-se como “muito importante para a economia local”.

Esta mostra pretende promover precisamente “o vinho da região, um produto com muita qualidade e ‘sui generis’ nesta freguesia”, realça. De acordo com Firmino Ramalho, no ano passado passaram pelo evento “cerca de duas mil pessoas da freguesia, do concelho e de municípios limítrofes”, número que espera superar este domingo. O certame decorre das 15h00 às 20h00 e, para além dos vinhos e dos petiscos, conta ainda com animação musical, que vai ser assegurada por duas jovens acordeonistas da freguesia.

Este evento tem um cariz solidário, revertendo toda a receita angariada para a ACDSFVR. “Temos vários projetos em curso mas, desta vez, o produto deste evento assim como de outros que iremos realizar a seguir, tem por finalidade a aquisição de uma carrinha de transporte de pessoas com mobilidade reduzida”, explica o presidente. Recorda que o vinho é oferecido a todos os visitantes e que a receita angariada com a venda dos petiscos é oferecida à coletividade, assim como a obtida com outras iniciativas, como sorteios. Espera, por isso, que este seja “um dia de grande afluência e de muito convívio para todos”.