Associação de Basquetebol de Coimbra promove seminário sobre nutrição no desporto

/, Coimbra, Desporto/Associação de Basquetebol de Coimbra promove seminário sobre nutrição no desporto

A Associação de Basquetebol de Coimbra promove, no dia 14 de abril, o IV Seminário de Nutrição Desporto e Saúde, evento que vai reunir, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), conceituados especialistas de todo o país.

Realizado em parceria com a Associação de Futebol de Coimbra (AFC), com o apoio de outras entidades, este seminário pretende mostrar como o desporto influencia a saúde, sendo a alimentação e a prática de atividade física determinantes para uma vida mais saudável e com melhor qualidade.

Durante a apresentação do evento, que decorreu na terça feira, no AtriumSolum, o presidente da ABC, Luís Santarino, considerou que “é de absoluta necessidade que se olhe para a obesidade infantil como um problema de saúde pública”. Um dos principais objetivos do seminário passa, por isso, por “alertar toda a comunidade distrital, regional e nacional” para a importância que o desporto tem na saúde, sobretudo nas camadas mais jovens. “O investimento que fazemos nestes seminários e naquilo que tem a ver com o combate à obesidade infantil por meio do desporto não é uma despesa mas um investimento”, sublinhou Luís Santarino, defendendo que é preciso “fazer um investimento fortíssimo nas pessoas, para lhes dar saúde”.

Américo dos Santos, presidente da AFC, elogiou a “dinâmica que a ABC imprime na cidade”, bem como o “programa de grande nível”, deixando um convite a todos para que participem neste seminário que tem um caráter didático muito forte.

Vítor Monteiro, “padrinho” desta organização”, destacou também a “competência técnica” dos oradores que vão participar no seminário, evento “altamente pedagógico” e onde “todos terão muito a aprender”.

O seminário começa, às 9h00, com a sessão de abertura. Logo de seguida, Carolina Birr aborda o tema “Promoção de uma relação saudável com a comida com as novas técnicas do Mindful Eating”; António Granjeia fala sobreA importância da refrigeração no ciclo de vida dos alimentos, da produção à confeção” (10h15); Goreti Botelho sobre a “Hidratação no desporto: uma questão de saúde” (11h30); e Maria Fernanda Silva, sobre “Projeto regional – Conta, peso e medida” (12h00).

Durante a tarde, o chef Luís Lavrador apresenta “Um olhar para a saúde a partir das técnicas culinárias” (14h30), Solange Fernandes “Nutrição em modalidades de pavilhão: da teoria à prática” (15h15) e Maria João Campos “A nutrição no jovem nadador” (16h00).

As inscrições custam 10 euros e estão já a decorrer.