Águas de Coimbra lança garrafa reutilizável

/, Coimbra, EMPRESAS/Águas de Coimbra lança garrafa reutilizável

A Águas de Coimbra (AC) lançou, no Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de março, uma garrafa reutilizável, com design nacional exclusivo. Com esta medida, a empresa municipal declara “guerra ao plástico” e incentiva ao consumo da água da torneira.

A nova garrafa passa a ser a “principal peça de comunicação” no âmbito da campanha de incentivo ao consumo de água da torneira que a empresa está a promover, designada “Beba Água de Qualidade – Beba Águas de Coimbra”.

A garrafa é uma criação da Logoplaste Inovation Lab, cujo design se inspirou na antiga ânfora (objeto de cerâmica ou terracota que servia para o transporte de líquidos). É produzida em PET, material mais resistente que o plástico de uma garrafa normal, e cumpre todas as normas de segurança alimentar. Reutilizável e segura, exige apenas que seja regularmente lavada.

A garrafa está à venda, por um euro, na loja do Museu da Água e, brevemente, estará também disponível no balcão de atendimento da AC, na Loja do Cidadão, e em máquinas de venda automática em espaços privilegiados da cidade. Será oferecida aos alunos das escolas que recebem a visita da equipa do Museu da Água, a atletas de vários clubes de Coimbra e aos funcionários municipais, sensibilizando-os para substituírem as garrafas de água engarrafada e o uso de copos de plástico pela utilização de uma garrafa reutilizável.

De acordo com a AC, esta garrafa encerra quatro mensagens importantes – a excelente qualidade da água para consumo humano que fornece e atestada pelas cerca de 550 análises mensais; é uma solução para a portabilidade da água da torneira, como alternativa à compra de água engarrafada; combate o desperdício de plástico; e promove um estilo de vida saudável, com a empresa a patrocinar a realização dos Jogos Europeus Universitários e a associar-se a caminhadas, corridas e trails, apoiando ainda atletas de inúmeras modalidades.

Esta campanha faz todo o sentido numa cidade em que 90 por cento das pessoas assumem que bebem água da torneira com toda a confiança, segundo as conclusões do estudo ECSI (Índice Nacional de Satisfação dos Consumidores)”, realça a empresa, dando ainda conta que “a excelente qualidade da água para consumo humano é, em Coimbra, confirmada por cerca de 550 análises à água que são realizadas mensalmente”. Recorde-se que, em 2017, a Águas de Coimbra mereceu, uma vez mais, o selo de qualidade atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).