AdCL avança com empreitada de abastecimento de água a Arganil

/, EMPRESAS/AdCL avança com empreitada de abastecimento de água a Arganil

A Águas do Centro Litoral (AdCL) assinou, em março, o contrato da “Empreitada de Abastecimento de Água de Arganil – SAA Alagoa/ Feijoal – ETA, Condutas e Reservatórios”, adjudicado à MRG Construction, no valor de quase três milhões de euros. Esta empreitada, que vai servir cerca de 10 mil habitantes, tem um prazo de execução de perto de um ano e tem por objeto a renovação/reabilitação de dois subsistemas de abastecimento existentes em Arganil, o SAA Alagoa e SAA Feijoal, que serão unidos em apenas um.

De acordo com a AdCL, a obra vai servir as populações atualmente atendidas, nomeadamente as freguesias de Arganil, Pombeiro da Beira, Secarias, Sarzedo e São Martinho da Cortiça do Município de Arganil, parte da freguesia de Alvares do Município de Góis e parte da Freguesia de Penacova do Município de Penacova, representando, no ano horizonte (30 anos), 10.250 habitantes. O volume a fornecer será, no horizonte de projeto, de 2.514 metros cúbicos por dias.

Em nota divulgada, a empresa explica que esta empreitada vai renovar/reabilitar dois subsistemas de abastecimento existentes em Arganil, o SAA Alagoa e SAA Feijoal, que serão unidos apenas num, integrando a ETA de Alagoa e estações elevatórias; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Arganil III; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Secarias II; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Sarzedo; conduta elevatória e gravítica de adução de água ao reservatório de Feijoal; reservatório de Arganil III; reservatório de Feijoal; estação elevatória de Feijoal; e pontos de entrega aos cinco reservatórios municipais.

Este reforço de abastecimento de água ao Município de Arganil pretende resolver a variação de qualidade de água na origem, influenciada pela albufeira da barragem das Fronhas”, explica a AdCL.

A 15 de janeiro, a empresa lançou, ainda, o concurso para a “Empreitada de abastecimento de água de Arganil – SAA Alagoa/Feijoal – Captação e Edifício de Exploração”, que visa a construção de uma nova captação, a reabilitação da captação existente e a construção do edifício de exploração.

Para concluir o abastecimento de água ao concelho de Arganil, a AdCL irá lançar, a curto prazo, a “Empreitada de abastecimento de água de Arganil – SAA de Alqueve, Pomares e Vila Cova do Alva”, que pretende remodelar/ reabilitar mais três subsistemas de Abastecimento de Água em Arganil.