CHUC convida população a caminhar pela saúde

/, Saúde/CHUC convida população a caminhar pela saúde

Coimbra é convidada a participar, no domingo (8 de abril), numa caminhada que assinala o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se comemorou a 31 de março.

Numa altura em que a sociedade é sensibilizada para a importância de olhar e preservar a sua saúde – comemorando-se amanhã o Dia Mundial da Saúde -, este evento é aberto a toda a população e pretende sensibilizar para a realidade desta doença em Portugal.

Promovida pela Unidade de AVC do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a caminhada tem um percurso de cerca de oito quilómetros e começa, às 9h45, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), estando a concentração prevista para as 9h00, no Piso 1. Sai dos HUC e segue em direção ao Jardim Botânico, Largo D. Dinis, Rua do Arco da Traição, desce pela Mata do Botânico até à Ínsua dos Bentos, Parque Verde, Baixa e sobe depois a Avenida Sá da Bandeira, regressando novamente aos HUC.

Em nota divulgada, o CHUC lembra que o AVC “continua a ser a principal causa de mortalidade e morbilidade no país, sendo que cerca de 40 por cento dos sobreviventes ficam dependentes de terceiros para as atividades básicas da vida diária”.

A informação sobre o AVC, mormente em relação aos fatores de risco, aos sinais de alarme e de como se deve atuar perante estes sinais, ainda é muito desconhecida, daí que seja importante insistir em campanhas de sensibilização para a população.

Nunca é demais relembrar que os principais fatores de risco são evitáveis através de um estilo de vida saudável, apesar do AVC ainda continuar a ser a principal causa de mortalidade e morbilidade no país”, alerta o CHUC.