Salutec investe na qualidade e na proteção do ambiente

/, EMPRESAS, Saúde/Salutec investe na qualidade e na proteção do ambiente

A Salutec é uma das poucas empresas do setor a obter a certificação ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), que demonstra a sua preocupação e compromisso com a proteção do meio ambiente. Assim, depois da qualidade, a empresa de Coimbra, dá mais um importante passo na certificação dos seus serviços e do trabalho que desenvolve.

Com 15 anos de experiência e com um trabalho reconhecido de Norte a Sul do país, a Salutec – Serviços e Equipamentos de Saúde Lda. é uma empresa que comercializa e repara equipamento médico-hospitalar de diversas áreas da medicina, sendo a assistência técnica uma das suas áreas mais fortes, já que, como explica o seu administrador Filipe Freire, “assegura assistência não só aos equipamentos que comercializa mas também aos de outros fornecedores”, representando “cerca de 80 por cento das manutenções efetuadas”.

Assim, para além de comercializar os equipamentos, a Salutec assegura

uma equipa especializada, com nove profissionais, que garantem “a verificação do material, reparação e apoio contínuo ao cliente, desde a compra até o pós garantia”. A empresa trabalha com unidades hospitalares, centros de saúde e clínicas privadas, a quem fornece uma grande variedade de equipamentos hospitalares. Representante e revendedor de prestigiadas marcas nacionais e internacionais, está preparada para responder no campo da esterilização, medicina física e reabilitação, cardiologia, medicina desportiva (incluindo fitness) e saúde pelo bem-estar.

A qualidade dos equipamentos e serviços prestados é uma preocupação constante da empresa, que se orgulha de ostentar o selo que lhe dá essa distinção, a norma ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão de Qualidade que demonstra o seu compromisso e preocupação com a satisfação dos seus clientes. A empresa quis ir mais longe e avançou com o processo de certificação ambiental, um reconhecimento que atesta o seu pioneirismo e que evidencia, como sublinha Filipe Freire, “o cuidado que a Salutec tem com o meio ambiente e com o futuro, apostando na reciclagem e adaptando-se à realidade do dias de hoje, que exige novos desafios e maiores cuidados”.

Foram também muitos os desafios que a equipa encontrou durante o processo de certificação. Graça Carvalho, responsável pela qualidade na Salutec, sublinha que envolveu toda a equipa e que continua a exigir um trabalho permanente e dinâmico de todos.

As certificações fazem-se com a equipa e, de facto, queremos deixar também aqui a nossa marca, tendo em conta que no mercado não existem muitas empresas do nosso setor de atividade com esta certificação. A Salutec quis ser diferente ao apostar na ISO 14001 procurando reduzir um pouco mais o impacto ambiental da empresa”, explica.

Preocupação ambiental envolve toda a equipa

A empresa pretende, no fundo, seguir as pisadas que, pouco a pouco, estamos a introduzir nos nossos lares mas numa dimensão maior e com “muitas exigências e requisitos legais”. “A nossa preocupação passa por reduzir o impacto ambiental e por minimizar a pegada ambiental no nosso país. Este é um processo que passa não só pelos procedimentos internos mas que envolve ainda os nossos fornecedores, a quem procuramos incutir também essa responsabilidade”, realça.

A política dos três “R” – Reutilizar, Reduzir e Reciclar – passou, entretanto, para cinco, com o Repensar e o Recusar a juntar-se ao grupo. Em termos práticos, explica Graça Carvalho, significa que “na hora de escolher um fornecedor é preciso repensar que tipo de produto tem e que tipo de materiais e embalagem utiliza” e, com base nessa informação, recusar ou aceitar.

O facto de ser uma empresa certificada a nível ambiental obriga a uma atualização permanente da legislação e a um grande rigor no tratamento dos resíduos – seja eletrónico, plástico ou papel – devendo ser encaminhados para entidades certificadas que efetuam o seu tratamento.

Para além do trabalho interno, a Salutec tem vindo a apostar também na sensibilização dos seus clientes para a importância desta temática e, nesse sentido, disponibiliza-se mesmo para recolher os equipamentos/peças caso eles não tenham destino adequado. No exterior também há essa preocupação, não só através dos kit’s que acompanham os técnicos e comerciais nas suas deslocações e trabalhos, podendo ser usados de imediato em caso de derrames, evitando assim maiores impactos ambientais; mas também através do próprio consumo de combustível nas deslocações pelo país.

A empresa trabalha apenas com materiais e produtos que estejam de acordo com a sua política de qualidade e ambiente. Filipe Freire destaca ainda o facto da Salutec possuir a licença do Infarmed para distribuição e assistência técnica de dispositivos médicos, sendo sua intenção continuar a trabalhar no sentido da sua empresa merecer cada vez mais a confiança dos seus clientes e continuar a crescer, como tem sucedido nos últimos cinco anos, desde que assumiu a sua administração.

Numa área em constante evolução e numa cidade conhecida como a “Capital da Saúde”, a Salutec quer continuar a ser pioneira e inovadora. Nesse sentido, está a estabelecer parcerias e a desenvolver produtos juntamente com outras entidades do setor, devendo anunciar brevemente novos produtos na área da reabilitação que resultarão deste trabalho conjunto.