Judo AAC: Catarina Costa e Francisco Mendes conquistam ouro

/, Desporto/Judo AAC: Catarina Costa e Francisco Mendes conquistam ouro

Os judocas da Associação Académica de Coimbra (AAC) brilharam nas competições internacionais em que participaram no fim de semana passado. Catarina Costa (-48) e Francisco Mendes (-60) conquistaram medalhas de ouro, a primeira no Grand Prix de Antalya, na Turquia, e o segundo na Super Copa de Espanha Absoluta.

Cerca de um mês depois de ter arrecadado a prata no Grand Prix de Agadir, Catarina Costa (-48 kg) seguiu para Antalya com os olhos postos no pódio. A jovem atleta da Briosa começou muito bem a prova ao vencer a atleta da casa, a turca Bender, por ippon, vantagem máxima. Nos quartos de final seguiu-se a brasileira campeã olímpica em Londres 2012, Sarah Menezes. Num combate bastante difícil, Catarina Costa conseguiu derrotar uma das favoritas ao ouro por wazari. Na meia final, a oponente eslovena, cabeça de série nesta competição, mediu forças com a portuguesa. Com cerca de um minuto de combate, a judoca academista venceu por ippon passando à final da prova. No derradeiro combate a adversária foi Kelmendi do Kosovo. Num encontro onde Catarina Costa esteve sempre por cima, em que a oponente estava no limite de penalizações antes de ser desclassificada, a academista venceu por ippon.

A acompanhar a atleta na Turquia esteve o treinador de competição da Académica, João Neto, presença importante para o bom resultado.

Catarina Costa participará agora no Campeonato da Europa de Seniores, que se realizará entre os próximos dias 23 e 29 de abril em Tel Aviv, Israel.

Francisco Mendes brilha em Espanha

Francisco Mendes também conquistou a medalha de ouro mas em Marin, na Super Copa de Espanha Absoluta (seniores). Esta prova é uma das competições mais concorridas logo a seguir ao Campeonato Nacional do país vizinho, contando com atletas internacionais. A AAC esteve ainda representada na prova por Antoine Massart (-73 kg), Diogo Brites (-100 kg) e Sofia Cardoso (-52 kg), que se classificaram em quinto lugar.

Francisco Mendes, ainda júnior, entrou muito bem na prova. O academista fez um percurso brilhante ao vencer quatro combates e mostrando um nível competitivo alto ao derrotar adversários mais experientes. Classificou-se em primeiro lugar nos -60 kg.