Portugal dos Pequenitos celebra Dia da Criança com oficinas criativas

/, Coimbra/Portugal dos Pequenitos celebra Dia da Criança com oficinas criativas

O Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos vai assinalar o Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de junho, com dezenas de oficinas criativas, destinadas às crianças em contexto de grupos escolares.

As atividades vão decorrer em vários espaços interiores e exteriores deste parque lúdico-pedagógico, da responsabilidade da Fundação Bissaya Barreto (FBB), e vão incidir nas áreas de arquitetura, artes e meio ambiente.

De acordo com a FBB, as oficinas têm como objetivo “estimular a criatividade das crianças, nomeadamente em temas dos programas curriculares”. Os participantes vão ter oportunidade de praticar diferentes técnicas artísticas, como pintura, escultura, desenho ou teatro, e vão poder também brincar com a ciência. As oficinas são orientadas por artistas-educadores especializados que colaboram com diferentes espaços museológicos. A participação de cada criança nas atividades programadas (visita livre e oficina) para este dia festivo tem um valor especial de 4,95 euros.

Até ao momento, estão inscritos 600 alunos em 30 oficinas, sendo que o objetivo é assegurar a realização de 78 oficinas nesse dia, assinalando também o 78.º aniversário do parque. As inscrições estão abertas até 6 de maio e a organização respeita a ordem de inscrição na escolha dos temas e na disponibilidade do número previsto de oficinas a realizar, devendo as escolas interessadas em festejar o Dia da Criança com a realização das oficinas contactar o Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos através do e-mail servicoeducativo@fbb.pt ou dos contactos telefónicos 239 441 715/ 934 144 634.

A FBB deixa ainda um desafio às instituições e entidades para que apoiem “em regime de mecenato/patrocínio a participação de crianças carenciadas e grupos com necessidades especiais, de modo a tornar mais inclusivo o Dia Mundial da Criança”.