Vila Nova de Poiares promove empreendedorismo

/, Região/Vila Nova de Poiares promove empreendedorismo

O Município de Vila Nova de Poiares promove, de 18 a 21 de abril, mais uma edição da Semana do Empreendedorismo. Desenvolvida em colaboração com o Agrupamento de Escolas e com a Associação Empresarial de Poiares, esta iniciativa pretende estimular e incentivar as capacidades de empreendedorismo da população.

Esta ação abrange os mais variados âmbitos, desde o nível escolar, despertando para a aquisição de competências que serão fundamentais no percurso profissional dos alunos, bem como na vertente empresarial, promovendo um conjunto de contactos e troca de experiências, que resultarão num importante impulso ao desenvolvimento das capacidades empreendedoras dos empresários poiarenses.

Esta é uma aposta do Município no estímulo e promoção da capacidade de empreendedorismo dos poiarenses que irá trazer ao de cima o espírito empreendedor tão bem enraizado em Poiares”, realça o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques. No seu entender, não se trata de “mais uma iniciativa de empreendedorismo, apenas com seminários, colóquios e palestras”, na medida em que está bem presente “a vertente prática e de concretização de ideias de negócio bem definidas e estruturadas com o objetivo de poderem ser concretizadas e integrar o mercado de produção”.

A Semana do Empreendedorismo começa na quarta feira, com o IV Desafio de Criatividade Inovação “Vamos inovar”, dinamizado pela Companhia de Teatro Experimental de Vila Nova de Poiares, onde os participantes serão desafiados, durante a manhã, a criar ideias de negócio, trabalhos que irão apresentar a votação durante a tarde.

Outro dos pontos altos do programa será o Concurso Municipal de Empreendedorismo – Empreender em Vila Nova de Poiares, onde os projetos vencedores contarão com prémios monetários de 1.000, 700 e 300 euros, distribuídos pelos primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Ao longo da semana, haverá a designada Feira de Emprego e Formação, organizada em articulação com o Agrupamento de Escolas, com a participação de diversas instituições e empresas ligadas ao ensino e formação profissional. Serão ainda dinamizadas outras ações como a sessão de apresentação e iniciativas do Instituto Português do Desporto e da Juventude, a apresentação da Rede das Aldeias do Xisto, a par de um conjunto de workshops promovidos a pensar no estímulo da capacidade empreendedora poiarense.

Neste âmbito é de destacar, no dia 21, o debate “À conversa com os Empreendedores”, moderado por Pedro Maranha, da WRC – Agência de Desenvolvimento Regional, e que contará com a presença do empresário Isidoro Correia da Silva, Grupo Isidoro.

A sessão permitirá a partilha e troca de experiências por parte dos oradores convidados, pessoas ligadas ao empreendedorismo, com enfoque nos atuais desafios de mercado, direcionado a um público de empresários, investidores e cidadãos em geral.