REN entrega viaturas a oito corporações de bombeiros

/, EMPRESAS/REN entrega viaturas a oito corporações de bombeiros

A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou viaturas a oito corporações de Bombeiros – Alcochete, Arraiolos, Celorico da Beira, Lamego, Resende, Riba de Ave, Santiago do Cacém e Tábua -, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais e à prevenção de incêndios florestais.

A cerimónia de entrega das chaves das viaturas aos comandantes das corporações de Bombeiros realizou-se na semana passada, nas instalações da REN, em Sacavém, e contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves; do presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros, Jaime Marta Soares; do presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Tenente Mourato Nunes; e do presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues.

O administrador executivo da REN, João Conceição, sublinhou que a doação destas viaturas “é um contributo da empresa para o importante trabalho que estas corporações desempenham”. Explicou ainda que, no que diz respeito à prevenção de incêndios, a REN, que detém cerca de 8900 quilómetros de linhas elétricas, sendo que mais de 60 por cento estão em espaços florestais, “tem cumprido com todas as suas obrigações na defesa da floresta contra incêndios”.

Potenciamos as nossas infraestruturas como uma mais valia na prevenção e no combate aos incêndios florestais. Este é um trabalho estratégico, de longo prazo, que tem sido realizado em articulação com as autoridades competentes. Ao mantermos as faixas limpas, facilitamos também o acesso dos Bombeiros e equipas de Proteção Civil”, salientou o administrador.

Entre 2010 e 2017, a REN limpou cerca de 33.000 hectares de área das faixas de servidão das suas infraestruturas de transporte de energia e plantou mais de um milhão de árvores autóctones. Desde 2009 doou 55 veículos, 29 a Bombeiros Voluntários e 26 a equipas de prevenção de incêndios das autarquias. De acordo com os dados divulgados, nos últimos quatro anos, a REN fez a limpeza de mais de 20.000 hectares (uma área correspondente a 20.000 campos de futebol) e, só em 2017, limpou cerca de 7.800 hectares, trabalho que envolveu o contacto com perto de 28.000 proprietários. Este trabalho é desenvolvido com recurso a mais de 200 colaboradores e, só em 2017, envolveu um investimento de 6,1 milhões de euros. No ano 2018, a empresa estima limpar mais 20 por cento do que em 2017.