Municípios das Terras de Sicó querem criar mercado de gado

/, Região/Municípios das Terras de Sicó querem criar mercado de gado

Os municípios das Terras de Sicó pretendem criar um mercado de gado regular para escoar a produção de cabritos e permitir a sua certificação. O anúncio foi feito, na quinta feira passada, pelo presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, durante a apresentação da sétima edição dos Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito, evento gastronómico que está a decorrer até domingo (6 de maio) em 16 restaurantes do concelho.

A candidatura que visa a criação do mercado de gado foi apresentada pela Associação Terras de Sicó ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e envolve seis municípios abrangidos pela associação – Condeixa-a-Nova, Ansião, Penela, Soure, Pombal e Alvaiázere. De acordo com Nuno Moita, no conjunto, os seis municípios representam a criação de 5.000 cabeças de gado.

Caso seja aprovada a candidatura, no próximo ano deverão ser criados dois mercados, um em Penela, para servir também Condeixa-a-Nova e Soure, e outro para servir Alvaiázere e Ansião.

A criação deste mercado insere-se também na aposta da certificação do cabrito, especialidade que volta a inspirar mais um festival gastronómico Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito, que está a decorrer desde a quinta feira da semana passada até domingo, em 16 restaurantes do concelho.

De acordo com a autarquia, no ano passado foram servidas, no âmbito deste festival, 8.000 refeições, sendo que metade foram degustadas por visitantes de fora do concelho. Nuno Moita espera, contudo, que esse número possa ser ainda maior nesta edição.

Tal como tem sido habitual, a autarquia apoia os restaurantes aderentes, oferecendo 12 cabritos a cada, de forma a que o cabrito possa chegar às mesas a um preço mais acessível, custando, nestes dias, 12,50 euros a refeição completa (incluindo prato, bebida, café e a escarpiada, doce típico do concelho que é confecionado à base de massa de pão, açúcar amarelo com canela e azeite, outro dos produtos endógenos dos municípios das Terras de Sicó).

Começámos com 10 restaurantes e o festival tem vindo a evoluir de uma forma considerável e está a consolidar-se na região”, sublinhou o autarca.

O cabrito assado no forno de lenha, acompanhado com batatas assadas e grelos cozidos, é então a especialidade típica de Condeixa que convida a visitar o concelho durante estes dias. No final de cada refeição, o cliente é convidado a preencher o boletim de voto, avaliando o cabrito, com base na qualidade da confeção, paladar, textura, apresentação e também do atendimento. No final do evento, com base nesta avaliação, é eleito o restaurante que irá ostentar o selo “Cabrito de Ouro”.