CEARTE certifica colaboradores de instituições de Quiaios e Mealhada

/, Coimbra, Região/CEARTE certifica colaboradores de instituições de Quiaios e Mealhada

O Centro Qualifica do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) concluiu recentemente os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC) de 14 colaboradoras da Casa do Povo de Quiaios (Figueira da Foz), e de 18 colaboradoras do Centro Social da Freguesia de Casal Comba (Mealhada), na área de Geriatria.

Este reconhecimento surgiu após seis meses de acompanhamento contínuo pelas técnicas e formadoras do Centro Qualifica, do CEARTE. As trabalhadoras demonstraram as suas competências numa prova final, realizada perante um júri composto por cinco especialistas na área. As várias etapas da certificação foram realizadas pela equipa do CEARTE, nas instalações das entidades, facilitando deste modo a participação de todos os intervenientes.

A Casa do Povo de Quiaios e o Centro Social da Freguesia de Casal Comba apoiaram, desde logo, o processo de certificação de competências, reconhecendo, como explica o CEARTE, “o seu impacto na melhoria da autoestima e competências das colaboradoras, que se traduz objetivamente na eficácia dos serviços prestados”.

O diretor do centro, Luís Rocha, congratula-se pelo facto de as formandas terem concluído esta etapa na sua qualificação profissional e aprendizagem ao longo da vida, o que constitui “uma mais-valia futura, no plano pessoal e profissional”. Realça também o papel fundamental das instituições, “pela aposta na qualificação dos seus trabalhadores, uma garantia de qualidade dos seus serviços prestados, e simultaneamente, sinónimo de boas-práticas de gestão de recursos humanos e de uma estratégia de desenvolvimento organizacional sustentado”.

Através desta metodologia, o CEARTE encontra-se disponível para estabelecer parcerias com entidades da região Centro (Instituições Particulares de Solidariedade Social, empresas e outras), de forma a certificar, de forma gratuita, os seus colaboradores, preenchendo o requisito legal da formação profissional em contexto de trabalho.

O Centro Qualifica do CEARTE reconhece e certifica as aprendizagens que os adultos efetuam, ao longo da vida, em contexto profissional, escolar ou social. Desta forma, partindo de uma experiência de trabalho, é possível ver reconhecidas as suas competências, sendo certificado pela qualificação profissional e/ou escolar ou ainda dar continuidade a um percurso formativo.

A par da Formação Profissional, e da Inovação, Consultoria e Apoio Técnico, o Centro Qualifica constitui um dos três eixos de ação do CEARTE – a Certificação Profissional.