Coimbra: Edifício Chiado vai ser requalificado

/, Coimbra/Coimbra: Edifício Chiado vai ser requalificado

O Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, situado na Baixa da cidade, vai sofrer obras de manutenção e reparação. As obras, que vão custar cerca de 100 mil euros e têm um prazo de execução de 150 dias, visam, como explica o Município de Coimbra, a conservação da sua identidade arquitetónica, a preservação do seu espólio e a garantida do seu funcionamento com qualidade e conforto.

Esta intervenção incide, essencialmente, em trabalhos de pintura e restauro do alçado principal, de beneficiação da claraboia e de fornecimento e aplicação de um novo soalho no rés-do-chão.

Classificado como imóvel de interesse público, o Edifício Chiado situa-se em zona pedonal, numa das principais artérias da Baixa de Coimbra. O edifício foi objeto de uma profunda intervenção em 1992 e, desde então, têm sido realizadas obras de manutenção e remodelação. A mais recente ocorreu em 2001, com o objetivo de preparar o espaço para acolher a “Coleção Telo de Morais”. De acordo com a autarquia, 17 anos depois, e tendo em conta a normal degradação do edifício, acentuada pelos últimos invernos rigorosos, “verificou-se a necessidade de se proceder a uma nova intervenção de manutenção e reparação do espaço”.

A Câmara avançou, assim, com o procedimento concursal, que decorre, como habitualmente, na plataforma eletrónica de contratação pública VORTAL.