Festas do Divino Espírito Santo animam Eiras

/, Coimbra/Festas do Divino Espírito Santo animam Eiras

As festas em honra do Divino Espírito Santo começam hoje (18 de maio) em Eiras e vão animar a freguesia até 27 de maio, terminando com todo o esplendor do tradicional Cortejo do Imperador, que continua a mobilizar centenas de participantes.

Repletas de história e tradição, estas celebrações continuam a conciliar a vertente religiosa com a animação profana, num programa atrativo que convida à reunião familiar e à confraternização entre amigos.

Missas, procissões, cortejos, espetáculos musicais e convívios são algumas das atrações anunciadas para estes dias. De destacar, pela sua tradição e envolvência, as celebrações religiosas de domingo, numa homenagem ao Divino Espírito Santo. A Procissão da Colcha volta a percorrer, a partir das 9h30, as ruas do centro de Eiras, recolhendo donativos. Continua, depois da eucaristia, sempre acompanhada pela Filarmónica de Covões. Também nesse dia, a partir das 16h00, realiza-se o tradicional Cortejo dos Andores, outro dos marcos das celebrações, num desfile que junta três andores de três localidade de Eiras (Eiras, Casais de Eiras e Redonda), onde se vão pedir também oferendas de porta em porta, que são transportadas nos andores até ao largo, onde são depois leiloadas, ao final da tarde. Este Cortejo repete-se na segunda feira e culmina, às 19h30, novamente no largo da festa, com novo leilão. De acordo com André Silva, da comissão de festas, é habitual recolherem-se os mais diversos produtos, desde galinhas, legumes, mercearia até aos mini caçoilos de barro que são distribuídos pelas casas e que são depois devolvidos com a chanfana assada. A receita deste leilão reverte na íntegra para a comissão de festas que, desta forma, como explica André Silva, pretende “manter vivas algumas das tradições mais antigas ligadas à festa do Divino Espírito Santo, através do envolvimento de toda a comunidade”.

A par com estas celebrações decorre um vasto programa de animação. Uma alvorada com uma salva de 21 tiros, às 8h00, marca hoje o arranque das festas, seguindo-se a animação com os gaiteiros “Os Carriços”, às 9h00, e abertura do bar com animação musical com aparelhagem, às 10h00, ritual que se vai manter praticamente durante todos os dias de festa. À noite, a partir das 23h00, começa o arraial, animado pela Banda Ira.

Do programa de amanhã destaque as atuações do Grupo Topsom, às 23h00, e do artista Zé do Pipo e suas bailarinas, a partir das 24h00.

As celebrações religiosas são as grandes atrações de domingo, com a Procissão da Colcha às 9h30, seguida da celebração de missa solene às 10h30 e a procissão. Às 16h00 é celebrado terço na capela do Divino Espírito Santo e, meia hora depois, começa o Cortejo dos Andores, seguido de leilão. À noite, a partir das 23h00, o grupo GJ Show anima o arraial.

Na segunda feira, às 10h30, é celebrada missa na Capela e, às 17h00, começa o Cortejo dos Andores. Segue-se celebração do terço, às 18h30, e a entrega da bandeira à comissão de festas para o ano de 2019, cerimónia que será acompanhada com um momento musical pela Mini Banda de Serpins. O programa do dia termina, às 19h30, com o leilão das oferendas recolhidas, no largo das festas.

Na terça feira é dia da tradicional sardinhada, às 17h30, um momento de convívio animado com Tomané.

As festas continuam depois na sexta feira, dia 25, com a Banda Kremlin a animar o arraial. No dia 26 destaque para a atuação de Sousa Music School, da Marcha Popular de Eiras, do grupo Fax e do Dj Nuno.

As festas terminam no dia 27, com o tradicional Cortejo do Imperador.