Freguesia dos Olivais com atividades para todos

/, Coimbra/Freguesia dos Olivais com atividades para todos

Santo António dos Olivais apresenta, até ao final do ano, um programa intenso e diversificado, com iniciativas que convidam toda a população a desfrutar da freguesia. O executivo liderado por Francisco Andrade faz da qualidade de vida dos seus cidadãos uma das suas prioridades maiores e, nesse sentido, para além do trabalho diário que desenvolve no sentido de ter uma freguesia que corresponda às suas expectativas e anseios, aposta também num conjunto de realizações que possam contribuir para tornar as suas vivências mais felizes e enriquecedoras.

Assim, para além da Romaria do Espírito Santo, evento secular que está a decorrer no Largo Padre Estrela Ferraz até 13 de junho, conta com um programa dinâmico e diversificado, que promete animar a Freguesia até ao final do ano, conciliando cultura, história, tradição e desporto.

Ainda neste mês de maio, destaque para a realização do Festival de Folclore da Associação Cova do Ouro e para os Jogos Sem Fronteiras, ambos no dia 26. No dia seguinte, a grande atração é o Cortejo do Imperador, evento promovido em parceria com a União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades que volta a ligar o centro de Eiras aos Olivais.

Junho abre, logo no dia 1, com as celebrações do Dia Mundial da Criança, com a Romaria dos Pequenitos. Outra das grandes atrações são as já habituais Noites dos Santos Populares, no Vale das Flores. Francisco Andrade anuncia “um programa melhorado, reforçado e mais atrativo para este ano”, procurando responder, assim, “aos milhares de visitantes” que participam nestas noites. “Este é um programa muito popular, com música para dançar, para que as pessoas encontrem ali também um espaço de diversão”, explica, realçando que a Junta pretende “melhorar muito” este evento, com o “alargamento do espaço e o aumento das diversões e atrações”. As Noites dos Santos Populares vão decorrer de 9 a 24 de junho, sendo de destacar a realização, no dia 16, da Noite de Santo António no pavilhão do Olivais Futebol Clube, e no dia 17, do habitual desfile das Marchas Populares.

Daí a festa segue para o Bairro Norton de Matos, com as Noites de Verão a “aquecerem” aquela zona de 8 a 26 de julho.

Uma Noite de Fados na escadaria a Igreja dos Olivais (15 de junho), o “Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia” (4 de julho), o Festival Ibérico Tradição e Cultura (8 de setembro), o Festival de Coros e Tunas (9 de setembro), o Festival das Quarentunas (15 de setembro) e a Feira da Saúde e Peddy Paper (22 de setembro) são outros dos eventos programados. Em setembro, em data e local ainda por definir, realizar-se-á também a tradicional Feira de Artesanato dos Olivais.

No desporto de realçar os torneios de basquete e xadrez, os concursos de pesca, as corridas e a Gala do Desporto.

Com este programa diversificado, a Junta dos Olivais pretende “envolver a população na vida da sua Freguesia”. O presidente considera que estes eventos contribuem para a “promoção e dinamização de toda a Freguesia e da cidade” e espera que a população desfrute da sua realização.