“O Enredo” estreia amanhã em Coimbra

/, Coimbra/“O Enredo” estreia amanhã em Coimbra

O Enredo” estreia amanhã (19 de maio), às 21h30, no Pátio da Inquisição de Coimbra, e vai percorrer os 10 municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Integrado no programa “Coimbra Região de Cultura”, este projeto cultural é promovido pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e operacionalizado pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

Com entrada gratuita, a peça desenrola-se contemplando o Mondego enquanto testemunha do que mais relevante aconteceu nesse território no final da Cultura Moçárabe. O espetáculo alia dança, teatro e música, numa criação artística à volta de Sesnando Davides, governador de Coimbra e figura marcante na preservação da paz e coexistência de vários povos e crenças nas margens do Mondego.

Apesar de não perseguir uma estética historicista, “O Enredo” foi construído com base em alicerces científicos, pretendendo contar “uma estória da História”. O espetáculo é fruto da criação dum coletivo artístico performativo no qual estão representados 10 artistas correspondentes a cada um dos 10 municípios da Rede.

Depois de estrear em Coimbra, o espetáculo segue em junho para o Castelo de Penela (dia 2), Castelo de Montemor-o-Velho (dia 16) e Alto de Calvário em Miranda do Coro (dia 30). Em julho é apresentado nos castelos de Soure (dia 14) e Lousã (dia 28) e em agosto chega ao Castelo de Pombal (dia 11) e Complexo Monumental de Santiago da Guarda, Ansião (dia 25). Em setembro passa pelo PO.RO.S de Condeixa-a-Nova (dia 8) e termina no Espelho de Água do Forte de Santa Catarina, na Figueira da Foz (dia 22).