Cerca de 450 judocas disputam Taça da Europa de Cadetes

/, Desporto/Cerca de 450 judocas disputam Taça da Europa de Cadetes

Cerca de 450 atletas, de 29 países, são esperados na Taça da Europa de Cadetes, competição que decorre, este fim de semana (26 e 27 de maio), no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia. Coimbra prepara-se para receber, assim, os melhores judocas daquele escalão, jovens entre os 15 e os 17 anos que escolhem esta Taça da Europa de Coimbra como “passagem obrigatória” para o seu planeamento da época desportiva.

Esta prova internacional é, tradicionalmente, marcada pela forte adesão de judocas e integra a IJF World Cadet Tour, possibilitando que os atletas angariem pontos para o Ranking Mundial de Cadetes. Coimbra é, novamente, palco deste grande evento internacional, organizado pela Federação Portuguesa de Judo, União Europeia de Judo e Associação Distrital de Judo de Coimbra.

Neste momento e neste escalão, esta competição é uma das maiores da Europa pelo número de países e de atletas”, destacou o presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, que enalteceu também a “evolução do número de participantes” e o facto de os atletas portugueses cada vez trabalharem mais para marcarem presença nos campeonatos da Europa e do Mundo.

Marta Prata, da divisão de Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, destacou, por sua vez, a importância que estes eventos têm para o Município, bem como a “constante evolução” da prova, “um grande evento para a cidade de Coimbra”

Nuno Carvalho, membro da Comissão de Arbitragem da União Europeia de Judo, congratulou-se também com o crescimento em termos de participação, fruto do “trabalho desenvolvido pela Federação e a sua equipa” e destacou a participação de “árbitros internacionais que vão dar o seu contributo e mais qualidade a esta competição”.

O Secretário-Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra, Alfredo Lucas, considera que esta prova traz vários benefícios para a cidade, tanto em termos desportivos como culturais e económicos. “Espero que tudo corra como planeado e que todo o nosso trabalho seja recompensado. É uma honra para nós receber uma prova destas, mais uma vez agradecemos à Federação Portuguesa de Judo pela confiança e privilégio de receber esta competição em Coimbra”, disse.

O programa começa hoje com a acreditação, pesagens oficiais e sorteio. As provas decorrem amanhã e domingo, a partir das 10h00.

Após a competição, a Federação Portuguesa de Judo e a União Europeia de Judo organizam o “EJU Cadet Training Camp”, que decorre de segunda a quarta feira, também no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia.