Expo Miranda mostra o que de melhor há no concelho e região

/, Região/Expo Miranda mostra o que de melhor há no concelho e região

Mais de uma centena de expositores, tasquinhas, artesanato, concertos musicais e uma área dedicada ao turismo são algumas das atrações da Expo Miranda, certame que abre na quarta feira (30 de maio), em Miranda do Corvo, e que, pela primeira vez, será de acesso gratuito a todos os visitantes.

Considerado o maior certame anual realizado em Miranda do Corvo, a Expo Miranda volta a promover toda a atividade industrial, comercial, social e cultural do concelho, numa montra que não esquece também o turismo e o artesanato e que dá um destaque muito especial à gastronomia.

Promovido pela Câmara Municipal, este evento, que decorre no recinto situado na envolvente ao Mercado Municipal da vila, surge este ano, pela primeira vez, com acesso gratuito. Assim, de quarta feira a domingo, não há desculpas para não visitar Miranda do Corvo. O presidente do Município, Miguel Baptista, espera que esta decisão permita “atrair um maior número de visitantes ao concelho” durante este período, reforçando desta forma “a aposta sustentada que a Câmara Municipal tem feito na área da cultura e turismo”. Defende também que, ao mesmo tempo, a não cobrança de ingressos resultará “na poupança de despesa ao nível de segurança, horas extraordinárias com funcionários, material impresso e logístico, entre outras despesas”, bem como levará a que mais visitantes possam conhecer “a gastronomia, o artesanato e os produtos endógenos do nosso concelho e reforçar o contributo para a economia local”.

O presidente destaca o “cartaz diversificado” que pretende “convidar as pessoas a deslocarem-se ao concelho durante estes dias”. Para além da música, os visitantes terão oportunidade de “desfrutar da gastronomia local e conhecer a nossa atividade industrial e comercial”, convida.

A banda sensação da música portuguesa, DAMA, e a fadista Raquel Tavares são duas das grandes atrações musicais da Expo Miranda, anunciadas para as noites de sábado e domingo (2 e 3 de junho), respetivamente, sendo que na noite de domingo atua também Ruizinho de Penacova.

Um espetáculo de stand-up comedy, com Hugo Sousa, é outra das novidades da programação. O humorista e ator vai atuar na noite de sexta feira, 1 de junho (Feriado Municipal), dia em que sobe ao palco um dos principais dj’s nacionais, Mastiksoul.

No dia de abertura, na quarta feira, vão atuar dois grupos de tributo a bandas de referência mundial: Queen e U2. Já na quinta feira, feriado do Dia de Corpo de Deus, a animação do recinto fica a cargo de Fernando Daniel.

Tal como tem sido habitual, a Expo Miranda procura envolver todo o concelho, merecendo as coletividades e instituições um papel muito importante, já que são elas que dinamizam as tasquinhas, onde promovem o melhor da gastronomia regional.

O programa dá ainda uma atenção especial ao turismo, com uma secção no interior do Mercado que irá apostar na promoção e desenvolvimento de fluxos turísticos e na valorização dos recursos naturais e endógenos de toda a região.

A Expo Miranda surge ainda com outra novidade já que, pela primeira vez, ostenta o “Selo EcoEvento”. Esta é, aliás, também a primeira vez que a ERSUC, entidade de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, atribui o selo de “EcoEvento ERSUC” a uma organização. Assim, durante os cinco dias, o Município compromete-se “a separar e entregar todos os resíduos de embalagem resultantes dos vários eventos previstos e a promover as melhores práticas ambientais em todo o recinto”. O desempenho ambiental do evento será premiado pela empresa ERSUC com a atribuição de um valor monetário aos produtos recolhidos, o qual será depois entregue aos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo.