Hospital Pediátrico debate cuidados paliativos

/, Coimbra, Saúde/Hospital Pediátrico debate cuidados paliativos

O Hospital Pediátrico de Coimbra comemora hoje (1 de junho) o Dia Mundial da Criança e o seu 41.º aniversário com um programa especial que começa às 14h00, no auditório, com um debate sobre “Cuidados Paliativos Pediátricos – De olhos postos no futuro”.

Promovido em parceria com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospital Pediátrico (CHUC-HP) e Associação de Saúde Infantil de Coimbra, este programa conta ainda com a apresentação da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátrica do CHUC-HP. De acordo com os promotores, trata-se de “um projeto pioneiro de apoio domiciliário, desenvolvido pelo CHUC-HP em articulação preferencial com os agrupamentos de Centros de Saúde, instituições hospitalares e equipas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e de Cuidados Paliativos”.

Este projeto centra-se numa “perspetiva de descentralização dos cuidados hospitalares” para o domicílio dos doentes que são frequentemente seguidos em múltiplas consultas e em várias instituições. Os cuidados paliativos pediátricos são cuidados especializados e constituem um direito humano básico para todas as crianças e jovens portadores de doenças crónicas complexas e têm como principal enfoque a melhoria da qualidade de vida da criança e dos seus cuidadores. São beneficiários prioritários deste projeto as crianças e os jovens que se encontrem em situação de agravamento clínico progressivo, irreversibilidade da doença de base e falência terapêutica, maioritariamente situações de paralisia cerebral grave, doenças eurodegenerativas, doenças neuromusculares e doenças metabólicas.

Depois do debate e da apresentação desta equipa, decorre, das 15h30 às 16h00, a sessão comemorativa do Dia Mundial da Criança e do 41.º aniversário do Pediátrico. O programa termina com uma visita ao serviço de pediatria médica, a partir das 16h00.