Montemor-o-Velho celebra o livro e a cultura com várias atividades

/, Região/Montemor-o-Velho celebra o livro e a cultura com várias atividades

Montemor-o-Velho vai celebrar a cultura até 10 de junho. O livro e a leitura servem de mote para a iniciativa “Castelo de Letras” que vai espalhar as mais diversas atividades culturais e de lazer pela vila. A gastronomia também se associa a estes dias de celebração, que ficam ainda marcados pelo lançamento de um projeto que vai levar, de forma regular, os livros e outros equipamentos culturais a todos os locais do concelho.

O Município de Montemor-o-Velho celebra, até 10 de junho, o livro e a leitura com um programa cultural que se estende a várois espaços da vila. O “Castelo de Letras – Feira do Livro de Montemor-o-Velho” foi pensado para todo o tipo de públicos. Assim, a par com a Feira do Livro que decorre na Galeria Municipal, a autarquia propõe muitas iniciativas na Biblioteca Afonso Duarte e na Praça da República, como apresentação de livros, sessões de autógrafos, contacto com escritores, animação de rua, teatro, modelagem de balões, pinturas faciais, concertos, o Street Food Literário ou a atividade “Era uma vez… o Nosso Montemor – Lendas em Família”, livro gigante a cargo do projeto iMontemor 3G (programa CLDS 3G).

O “Castelo de Letras” começou na sexta feira e decorre até 10 de junho, entre as 10h00 e as 19h30 nos dias úteis, entre as 14h00 e as 19h30 aos fins de semana e entre as 14h00 e as 23h00 de 8 a 10 de junho.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho continua a “apostar na divulgação do livro e na promoção da leitura junto dos diversos públicos, bem como incentivar, de forma gratuita, o acesso à leitura, a filmes, ao contacto com escritores e a diversos momentos de expressão cultural”.

Maletas de livros vão percorrer localidades do concelho

Do vasto programa destaque, ainda, para “A Biblioteca Vem à Minha Terra”, um projeto que, a partir de terça feira, 5 de junho, vai chegar a toda a população do concelho, envolvendo todas as Juntas e Uniões de Freguesia, instituições, que contam com o apoio de técnicos da Câmara Municipal.

No âmbito deste projeto, vão ser entregues maletas compostas por livros, jogos e filmes pelos diversos locais do concelho, material que é depois renovado periodicamente, sendo que a dinamização das atividades realizadas ficará, consoante os locais, a cargo dos técnicos das instituições locais ou da autarquia de Montemor.

De acordo com o Município, a par da reposição do fundo documental, os técnicos vão proporcionar, por exemplo, formação no âmbito da gestão documental, pesquisa, requisição, reserva, renovação e outros, através do catálogo online disponibilizado no portal da Rede de Bibliotecas de Montemor-o-Velho ou no portal da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, assim como apoiar na requisição do cartão único de leitor.

Esta iniciativa dirige-se a toda a população do concelho, aos utentes das diversas instituições e prevê chegar, ainda, aos idosos que não estejam integrados em nenhuma instituição e/ou com dificuldades de mobilidade.

Street Food Literário invade Praça da República

Ainda no âmbito do “Castelo de Letras – Feira do Livro de Montemor-o-Velho” integra-se o Street Food Literário de Montemor-o-Velho, que vai invadir a Praça da República de 8 a 10 de junho. Trata-se de um evento que “celebra o espaço público, a literatura, os sabores e os sentidos e, sobretudo, as muitas histórias vividas à mesa rodeados da família e dos amigos”.

Com esta iniciativa, a autarquia promete trazer “animação redobrada” a Montemor-o-Velho. De acordo com a Street Food On Tour 2018, vão participar no Street Food Literário de Montemor-o-Velho “alguns dos melhores veículos de street food do país”.

A diversidade gastronómica das originais carrinhas dos Pizzólicos, Kürtös Kalács By Transylvania, La Boca, Água na Boca, Sabores no Pão, Creps’n Roll, El Taco Chigón, Pão e Mini com Segredos, Top Tostas e Chicken and Chips aliam-se aos livros e ao património para proporcionar um momento inovador, num evento pleno de convívio e confraternização.

A par com a gastronomia, andará também a animação, já que este evento conta com vários momentos musicais, onde se destaca a atuação de Dj’s e concertos.