Feira Cultural convida a desfrutar de Coimbra até domingo

/, Coimbra/Feira Cultural convida a desfrutar de Coimbra até domingo

A Feira Cultural de Coimbra convida população e visitantes a desfrutar de uma oferta diversificada num dos mais belos jardins da cidade. No Parque Dr. Manuel Braga encontram-se, até domingo (10 de junho), 208 expositores, ligados à literatura, artesanato, gastronomia, música, artes plásticas, cultura e criatividade.

Durante a inauguração do evento, que decorreu na sexta feira, o presidente da Câmara, Manuel Machado, fez “um convite a todos os conimbricenses e aos nossos vizinhos para visitarem a Feira Cultural”, certame que aposta “numas características muito especiais” e onde “todos têm lugar”.

Todos são todos bem vindos. Até 10 de junho haverá um conjunto de realizações e eventos que aumentam a atratividade deste sítio espantoso que é o Parque Dr. Manuel Braga e a possibilidade de usufruir de tudo o que aqui se encontra é mesmo o desafio que fazemos”, disse o autarca.

O setor do artesanato é um dos mais fortes, ao reunir 90 artesãos. Também o setor do livro se apresenta bem recheado, com 57 participações. Na área da gastronomia, setor muito atrativo e concorrido, estão 29 participantes, enquanto o setor das Artes Plásticas, Edições Musicais e Cultura conta com 23 expositores. A estes juntam-se ainda perto de 10 representações institucionais.

A par com a exposição decorre um intenso programa cultural e de animação, com atividades para todas as idades e gostos. Destaque para a “VinylFest”, uma das novidades que abre hoje, às 14h00, e que vai decorrer até ao final da feira, reunindo no recinto representantes de lojas de vinil e equipamentos, distribuidoras e editoras independentes nacionais que vão comercializar discos (antigos e novos) e outras recordações de época. Haverá também atuação de Dj’s, workshops e uma exposição de capas dos discos mais representativos da música portuguesa.

O programa de hoje integra ainda teatro ambulante, oficinas, sessões de autógrafos, um seminário, uma visita guiada, apresentação do livro “As Voltas do Passado. A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação” e as atuações de Billy Lobster, Grupo de Cantares EmCanta e Ararur.

Amanhã a grande atração são as “24 Horas Culturais”, dedicadas ao tema “Corpo Multimédia” e que asseguram manifestações culturais e criativas ininterruptas.

No domingo o Mercado de Trocas abre o programa que conta ainda com muitas outras atrações, como dança, horas do conto, atuações musicais, uma estafeta de leitura, a manta de escritores, teatro, entre outras iniciativas lúdico e culturais.