FESTAME abre hoje na Mealhada com muitas atrações para todos

/, Região/FESTAME abre hoje na Mealhada com muitas atrações para todos

Cerca de 150 expositores participam na FESTAME – Feira do Município da Mealhada, certame que abre hoje (8 de junho) ao público, no Completo Desportivo, e que conta com um programa muito diversificado, que reúne atrações para todos.

Durante nove dias, a cidade está em festa, conciliando nesta feira comércio, artesanato, gastronomia, cultura e muita animação musical, num cartaz atrativo onde sobressaem os espetáculos de Paulo Sousa (hoje), Be-dom (hoje), Diogo Piçarra (amanhã), Fafá de Belém (domingo), Pama (terça), Átoa (quarta), Rui Drumond (quinta), Rouxinol Faduncho (dia 15), Cuca Roseta (dia 15) e Matias Damásio (dia 16). Depois destes espetáculos, o destaque vai para a música eletrónica, com os Dj’s a convidarem o público a dançar.

Considerada a grande “montra da economia local e regional”, a FESTAME apresenta-se este ano com muitas novidades a nível da estrutura da feira, o que lhe permite receber um maior número de expositores. Promovido pela autarquia, este certame conta com 26 espaços de artesanato, o número mais elevado de sempre; regista também um aumento do número de expositores do setor empresarial, que passa para 57; e conta ainda com 12 participações institucionais, 25 espaços ligados à street food, sete tasquinhas, quatro espaços dedicados à animação infantil e pequenos espaços de bebidas e alimentares de apoio aos três palcos, destacando-se este ano um novo dedicado ao karaoke. No recinto foi criada também uma funzone, onde os visitantes vão poder assistir à transmissão dos jogos do Campeonato Mundial de Futebol.

A FESTAME conta ainda com uma Gala das Escolíadas, amanhã, que vai envolver mais de mil jovens dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. Destaque ainda para o concurso de bandas, na segunda feira, que vai trazer ao palco os novos valores da música portuguesa e que tem como primeiro prémio a gravação de um disco, a pós-graduação em Gestão nas Indústrias da Música e quinhentos euros.

Com todas estas propostas, a comissão organizadora da FESTAME acredita estarem criadas condições para garantir uma maior atratividade ao recinto e potenciar as visitas aos setores de exposição comercial, industrial, agrícola, automóvel, à área de artesanato e à de gastronomia local, a cargo das instituições particulares de solidariedade social do Município, que totalizam mais de uma centena de espaços.

Como habitualmente, o acesso ao recinto e aos espetáculos é gratuito. A Câmara Municipal da Mealhada mantém este aspeto diferenciador das restantes feiras/festas da região, procurando que estes dias, além de potenciarem a economia local, sejam de encontro e de festa tanto para a população como para os milhares de visitantes aguardados no evento.

Temos bons pretextos para que as pessoas visitem a feira e possibilitem bons negócios aos expositores”, disse o presidente do Município, Rui Marqueiro, na segunda feira, durante a apresentação do evento. O autarca destacou o “equilíbrio do programa” e deixou um convite a todos para que visitem o espaço, “seja para assistir aos espetáculos ou apenas para saborear uma sande de leitão acompanhada de uma taça de bom espumante”.