Museu da Água promove atitudes sustentáveis

/, Coimbra/Museu da Água promove atitudes sustentáveis

O Museu da Água de Coimbra celebrou, na terça feira (5 de junho), o Dia Mundial do Ambiente com o lançamento de um livro de sensibilização ambiental, intitulado “Água Doce, fluir com o rio”, e várias ações didáticas promovidas pelas autoras, Danuta Wojciechowska e Joaninha Duarte.

Promovida pela empresa municipal Águas de Coimbra, esta ação envolveu, durante a manhã, os alunos do ensino pré-escolar e, à tarde, foi promovida uma sessão para todos os interessados. Para além da apresentação da obra, as autoras desenvolveram ainda trabalhos em oficina com os mais novos, sensibilizando-os para o valor deste bem precioso que é a água doce.

Com estas ações, a Águas de Coimbra e o Museu da Água pretendem “dar um contributo para reconhecer, promover e divulgar os ecossistemas dulciaquícolas, que são um património vivo e rico em biodiversidade”. No âmbito da sua intensa atividade de educação ambiental, o Museu da Água procura, também, “desenvolver o respeito pela ‘casa Terra’, contribuindo para a promoção de atitudes sustentáveis, como o uso consciente da água”.

Recorde-se que este espaço museológico, situado no Parque Dr. Manuel Braga, comemorou 11 anos no Dia Mundial da Água, a 22 de março. De acordo com os dados divulgados na ocasião, registou 16.093 entradas em 2017, das quais cerca de 1.600 foram crianças. Para além destas visitas, o Museu continua a deslocar-se às escolas, aproximando as suas experiências e materiais didáticos dos alunos, e, só no ano passado, abrangeu nestas ações 1.650 crianças, do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, no concelho de Coimbra. Continua a cumprir assim a missão de sensibilizar a comunidade para as questões ligadas à proteção do ambiente, em especial deste recurso fundamental que é a água.