19 Marchas Populares desfilam hoje na Baixa de Coimbra

/, Coimbra/19 Marchas Populares desfilam hoje na Baixa de Coimbra

Dezanove Marchas Populares vão desfilar hoje (15 de junho) na Baixa de Coimbra, num espetáculo que vai encher de cor, música e alegria as ruas da cidade, onde são esperados muitos milhares de visitantes.

O sucesso das edições anteriores traduz-se num número absolutamente recorde, com 19 Marchas a associarem-se a esta realização da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), precisamente mais seis do que no ano passado, o que significa mais algumas centenas de pessoas a participarem neste evento que, de acordo com o presidente da Agência, Vítor Marques, de todos os que a APBC realiza ao longo do ano, é o que “mais pessoas atrai ao centro histórico”.

Espera, por isso, que esta seja “mais uma grande noite de festa”, que contribua para o dinamismo da Baixa e para a sua afirmação enquanto espaço comercial e de lazer de excelência.

Participam neste desfile marchas de cinco concelhos da região, nomeadamente Coimbra, Miranda do Corvo, Ourém, Pombal e Soure. APPACDM de Soure, Antanhol, Arregaça, Eiras, Lugar Corvo, Barqueira, Artes de Palco, Santa Clara, Espite, Albergaria dos Doze, Vale de Açôr, S. Martinho do Bispo, Brasfemes, S. João da Vila de Cernache, Santo António Bairro de Celas, Grupo Artístico de Ribeira de Frades, Freguesia de Cernache, Ribeira de Frades e Semide são as 19 Marchas que vão animar hoje as ruas do “coração” da cidade.

O desfile começa às 19h45 e vai sair de três pontos distintos – Terreiro da Erva/Rua da Sofia, Portagem e Praça do Comércio. Vai percorrer as ruas da Sofia, Visconde da Luz, Ferreira Borges, Sargento Mor, Sota, Adelino Veiga, Padeiras, Eduardo Coelho, Louça, João Cabreira e Direita, sendo que todos os grupos atuarão na Praça 8 de Maio, apesar de existirem também outros locais de atuação.

Esta será, portanto, uma noite de grande festa para todos. As tradições dos Santos Populares estendem-se também aos restaurantes, com 34 estabelecimentos da Baixa a promoverem, até amanhã, mais uma Festa da Sardinha, dando especial destaque nas suas ementas, ao almoço e ao jantar, a sardinha assada, acompanhada dos pimentos e batata cozida.

Em época de Santos Populares, a APBC convidou moradores e comerciantes a adornarem as suas ruas com motivos alusivos à quadra, no âmbito do concurso “A minha rua é linda”, e, nesta noite especial, desafia também os comerciantes a manterem os seus estabelecimentos de portas abertas até às 24 horas, de forma a que este ambiente festivo e de celebração se estenda a todas as ruas e envolva não só os visitantes mas também quem aí habitua e trabalha.