Jazz regressa ao centro histórico durante o verão

/, Coimbra/Jazz regressa ao centro histórico durante o verão

O melhor do jazz nacional vai apresentar-se em Coimbra de 22 de junho a 1 de setembro. Durante o verão, a cidade acolhe a sétima edição do festival Quebrajazz que, aos fins de semana, vai animar as escadas do Quebra Costas, em pleno Centro Histórico, com momentos musicais que “viajam” pela história do jazz.

O programa inclui uma homenagem ao dixieland, convoca sons da América Latina, propõe solos, aposta num jovem ensemble e aposta na estreia de Salvador Sobral no festival. A tudo isto juntam-se regressos prováveis, como os espetáculos de Maria João.

Promovido pela Associação Cultural Quebra Costas, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, União das Freguesias de Coimbra e Turismo Centro Portugal, a sétima edição do Quebrajazz tem a particularidade de ter um concerto extra, na noite de 3 de julho, véspera do feriado municipal em Coimbra. Todos os espetáculos são de entrada livre e convidam população e visitantes a desfrutar do melhor jazz que se faz em Portugal.

No total, o programa propõe 23 noites e 15 espetáculos distintos, que vão decorrer em 11 fins de semana, sempre a partir das 22h30. Abre no dia 22 com Dixie Gringos. Ainda este mês segue-se Zé Eduardo Convida (dia 23) e Kite (29 e 30). Em julho destaque para o Solo Pictórico de Carlos Barretto (3), Entre Paredes – A música de Carlos Paredes (6 e 7), Maria João – Ogre (13) e Maria João – A poesia de Aldir Blanc (14).

O programa segue em agosto com Alma Nuestra (10 e 11), Saga Cega (17 e 18), Circulo (24 e 25) e Synesthesia 6et (31). Para setembro está agendado o espetáculo Quebra Ensamble, logo no dia 1.