Núcleo Regional do Centro da LPCC apoia investigação científica

/, Saúde/Núcleo Regional do Centro da LPCC apoia investigação científica

As candidaturas para a edição de 2018 das Bolsas de Investigação em Oncologia Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC)/CIMAGO e Dr. Rocha Alves decorrem até 14 de setembro. A verba a atribuir, no valor de 40 mil euros, privilegia projetos de investigação científica desenvolvidos na região Centro.

No total, vão ser atribuídas quatro bolsas de investigação em oncologia, apoiadas pelo NRC-LPCC, sendo que três destas bolsas são atribuídas no âmbito duma parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e a quarta é a Bolsa Dr. Rocha Alves.

As Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2018 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do CIMAGO. Já a Bolsa Dr. Rocha Alves, instituída como homenagem ao médico que dedicou praticamente toda a sua vida profissional à luta contra o cancro, abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro.

O apoio financeiro à investigação científica em oncologia é entendido pela LPCC como “um dos pilares” do progresso das sociedades contemporâneas. “A investigação oncológica, básica, translacional, clínica e epidemiológica tem permitido enormes progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro”, explica o Núcleo em nota divulgada, recordando ainda que a LPCC tem apoiado centros nacionais de excelência na investigação científica, quer através de patrocínios, quer disponibilizando bolsas que permitam o desenvolvimento de projetos inovadores e com aplicação clínica.

Este apoio financeiro é atribuído muitas vezes pelos próprios Núcleos Regionais da LPCC que assim proporcionam as condições necessárias para que centros universitários, instituições hospitalares e outras criem condições para a investigação na área do cancro. É nesse sentido que surgem também estas bolsas de investigação, abertas a todos os investigadores licenciados ou com o grau de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO. À Bolsa Dr. Rocha Alves podem concorrer, também até ao dia 14 de setembro de 2018, todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da região Centro da zona de ação do NRC-LPCC.

Às quatro bolsas poderá também ser atribuída uma verba adicional, até ao montante cinco mil euros, para efeitos de apoio laboratorial.