Formando do Centro de Emprego de Coimbra distinguido na China

/, Coimbra/Formando do Centro de Emprego de Coimbra distinguido na China

André Pedrosa, concorrente do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, conquistou a Taça de Bronze no ARC Cup 2018, uma competição mundial na área da soldadura que juntou, de 4 a 10 de junho, em Zhuzhou, na China, cerca de 500 participantes.

André Pedrosa, jovem de 20 anos, concluiu o curso de soldadura no Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, que atribui certificação profissional pelo IIW – Instituto Internacional de Soldadura e pela EWF – Federação Europeia da Soldadura. Nesta competição na China, esteve acompanhado por Álvaro Santos, Formador do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra e jurado Internacional da WorldSKills Portugal na área da soldadura.

O jovem prepara-se agora para participar, na categoria de Soldadura, no Campeonato Europeu das Profissões, EUROSKILLS 2018, que terá lugar em Budapeste entre 25 e 29 de setembro. Esta competição vai contar com a participação de cerca de 600 jovens profissionais altamente qualificados, oriundos de 28 países que irão participar, previsivelmente, em 40 profissões, provando que o seu conhecimento e talento é verdadeiramente benéfico para a economia europeia.

Os campeonatos das profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional. Visam demonstrar o nível individual de competência, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).