Movimento de Jovens com Parkinson apresenta-se hoje em Coimbra

/, Saúde/Movimento de Jovens com Parkinson apresenta-se hoje em Coimbra

O Movimento de Jovens com Parkinson vai fazer hoje (29 de junho) o seu lançamento nacional, numa apresentação que decorre, às 18h00, na Casa da Mutualidade da Previdência Portuguesa, na Rua Dr. Manuel Rodrigues, na Baixa de Coimbra.

Este Movimento pretende contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Parkinson, intervindo no sentido de lhes dar voz, defendendo os seus direitos e interesses e promovendo a educação para a saúde, através de ações de informação e sensibilização e da realização de atividades.

É importante sensibilizar a população para esta patologia e para o facto de não ser uma doença de idosos”, nota Isabel Ferreira, presidente da direção da nova associação. A mais jovem mentora do Movimento de Jovens com Parkinson foi diagnosticada com a doença aos 35 anos de idade, sete anos depois do início dos sintomas.

O Movimento é constituído por um grupo de portadores de Parkinson com idades compreendidas entre os 41 e 58 anos. “Quem sofre de Parkinson ainda em jovem é muitas vezes incompreendido a nível familiar e até rotulado de demente”, adverte Isabel Ferreira, acrescentando que o stress e a falta de qualidade de vida afetam sobremaneira o aceleramento dos sintomas desta patologia.

O Parkinson é uma doença neurológica, crónica e progressiva, resultante da degeneração das células. Os principais sinais e sintomas da patologia são tremor, rigidez, bradicinesia (movimento lento) e alteração do equilíbrio. Os pacientes com Parkinson Precoce apresentam incidência mais elevada de rigidez muscular, distonias e depressão quando comparadas aos pacientes com Parkinson Tardio. A Associação Europeia da Doença de Parkinson estima que cerca de 1,2 milhões de pessoas de pessoas sofram da patologia na União Europeia, das quais 22.000 são portuguesas.

Na mesma sessão, vai ser apresentada a exposição de fotografia e azulejaria, da autoria de Isabel Ferreira (enfermeira e coach), Ana Afonso (professora), Madalena Marques (secretária) e Paula Trepa (designer), que posteriormente estará patente em Mortágua, Tábua, Caldas da Rainha e Leiria. Será também apresentado um livro de Ana Afonso.