Siimmm!!!!

//Siimmm!!!!

Toda a gente “goza” com a Clarinha por causa dos seus caderninhos… tem caderninhos para (quase) tudo! Hoje a Clarinha vai contar as histórias de 10 (?) dos seus caderninhos…

O mais importante caderninho, o caderninho dos caderninhos, é o seu diário. São 37 anos de saborosa escrita (quase diária). A sua paixão pela escrita teve o início aos 12 anos, quando começou a escrever naqueles pequenos caderninhos de capa colorida que se fechavam à chave. Hoje, aqueles caderninhos foram substituídos por cadernos Moleskine, tamanho A4. A escrita que maior prazer lhe dá é, sem dúvida, a do seu diário. Quantos caderninhos terá já enchido de letras? Mais do que muitos!

Outro caderninho que não dispensa é a sua agenda. Vermelhinha, de tamanho A5, serve também, demasiadas vezes, como “armazém” de papéis. Chega a estar tão “gorda” que a Clarinha lhe tem que fazer uma “operação estética” para evitar uma “explosão”. É verdade que nestes tempos digitais a agenda-caderninho convive com uma agenda-digital mas a Clarinha não consegue viver sem a primeira.

O caderninho dos textos d’ O Despertar é outro importante protagonista na vida de letrinhas da Clarinha, porque quase todos os textos que terminam nas páginas do nosso jornal têm o seu início naquele caderninho. Há muitos textos que são escritos e não são publicados mas quase todos os textos que são publicados começam ali. Este é um caderninho de capa preta, muito dura, que foi comprado naquela lojinha japonesa onde a Clarinha gosta de comprar as canetas. A Clarinha não poderia escrever diretamente no computador? Poderia… mas não era a mesma coisa!

O caderninho das finanças é o caderninho onde a Clarinha-Ministra das Finanças faz a gestão da liquidez da economia doméstica. Sim, a Clarinha é sobrinha do Tio Patinhas e gosta muito de fazer contas. Não há boa gestão sem contas… imaginem aquele caderninho: tudo é escrito a lápis, em todas as páginas há duas colunas (receitas e despesas) e um quadro de disponibilidades (caixa e depósitos bancários). O gosto pelas contas é muito anterior à formação académica da Clarinha…

O caderninho dos treinos… o que é o caderninho dos treinos? Este é o caderninho onde a Clarinha-desportista escreve todos os detalhes de todos os treinos que faz: onde treinou? o que fez? quantos minutos esteve a fazer o quê? (caminhar, correr, exercícios de pernas, alongamentos, brincar ao basquetebol, etc.). Este ano a Clarinha já fez 39 treinos enquanto no ano passado apenas tinha feito 22… muito bem, Clarinha. Este caderninho nasceu em 2000, em Barcelona, e tem ido com a Clarinha, de passeio, por muitas cidades do seu mundo…

O caderninho dos livros lidos é um dos caderninhos de que a Clarinha mais gosta e é também um dos caderninhos mais úteis. Utiliza muitas vezes este caderninho para confirmar o que leu e para se animar a ler todos os anos mais livros do que no ano anterior. Ultimamente utiliza também este caderninho para confirmar que lê anualmente mais livros do que aqueles que compra.

Há três caderninhos que são muito úteis e que estão relacionados uns com os outros: caderninho da alimentação, caderninho do peso e caderninho dos dias sem carro. A Clarinha toma nota de tudo o que come, em todas as refeições, todos os dias, desde dezembro de 2016. Não é uma loucura mas sim um desejo (e necessidade) de cuidar da sua alimentação (e da sua saúde). O caderninho do peso ajuda a Clarinha a manter o peso ideal e, deste modo, também a cuidar da sua saúde. O caderninho dos dias sem carro é uma ajuda para a Clarinha se curar da “carro-dependência” (e para manter o peso ideal).

Para o final a Clarinha deixa o caderninho-bebé: o caderninho do campeonato do mundo de futebol. Que caderninho é esse?! É o caderninho onde a Clarinha escreve o resultado de todos os jogos e faz um comentário sobre cada jogo. Felizmente, depois do sofrido empate desta tarde, este caderninho continua a ter como protagonista a Equipa de todos nós…

Porque é que a Clarinha não publica nenhum textinho há tanto tempo?! Foi porque esteve a encher os seus caderninhos?! Siimmm!!!!

CLARA LUXO CORREIA