Festas da Cidade e da Rainha Santa animam Coimbra até domingo

/, Coimbra/Festas da Cidade e da Rainha Santa animam Coimbra até domingo

As Festas da Cidade e da Rainha Santa continuam a animar Coimbra até domingo (8 de julho), convidando todos a celebrar a cidade e a sua Padroeira.

Procissões e celebrações religiosas, grandes concertos musicais, espetáculos de fogo de artifício, folclore, visitas guiadas, feiras e exposições são alguns dos eventos que integram a programação que, desde sábado passado, mostram o muito que vale Coimbra.

A nível musical, destaque para os dois últimos grandes concertos. Hoje (6 de julho), às 22h00, o Parque Verde recebe os The Gift e na noite de amanhã, à mesma hora, o Jardim da Sereia acolhe Gisela João. A par com estes espetáculos, decorrem outros momentos musicais, mais direcionados para a música tradicional e para o fado.

Referência especial também para o Baile da Rosa que decorre amanhã, a partir das 23h00, no Terreiro da Erva. Este espaço central da cidade vai transformar-se num salão de baile a céu aberto e convida Coimbra a dançar, ao som da banda Smooth, cujo repertório é exclusivamente dedicado à música popular de diversas épocas. Este evento recria uma antiga festa popular da cidade e, tal como tem sucedido nos últimos anos, promete ser um dos grandes momentos destas festas.

Antes do baile, durante o dia, a partir das 10h00, o mesmo espaço recebe a Feira da Rainha Santa.

Ainda amanhã destaque para o último espetáculo de fogo de artifício sobre o Rio Mondego, às 24h00, e para a Serenata dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, que começa à mesma hora na Sé Velha.

Procissão solene no domingo

No domingo, último dia das festividades, o grande destaque vai para as celebrações religiosas. Depois da Procissão Penitencial ter conduzido a imagem da Rainha Santa da Igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova para a Igreja de Santa Cruz, ontem (já após o fecho desta edição), os devotos podem venerar a sua Padroeira até domingo, dia em que será celebrada missa, às 16h00, iniciando-se depois a Procissão Solene de regresso da imagem da Rainha Santa à Igreja do Mosteiro de Santa Clara.

Antes desta grande manifestação de fé, podem participar ainda, hoje, às 18h00, na Igreja de Santa Cruz, na Novena à Rainha Santa Isabel.

Desporto para todos

O desporto é outra das importantes componentes destas festas. As atividades promovem as mais diversas modalidades, sendo de destacar a realização, hoje e amanhã, do Torneio Coimbra Ténis Open Sénior e amanhã do Campeonato Nacional Absoluto de Pitch e Putt, do Estágio Nacional de Verão – Karaté, do Torneio Aeminium de Streetbasket e da Gala do Boxe Olímpico.