Folclore do mundo mostra-se em Cantanhede

/, Região/Folclore do mundo mostra-se em Cantanhede

O melhor folclore internacional vai apresentar-se, de 7 a 15 de julho, em Cantanhede. A Semana Internacional de Folclore – Folk Cantanhede conta com a participação de oito grupos internacionais, trazendo ao concelho cerca de 240 estrangeiros, aos quais se juntam 70 portugueses e cerca de 80 voluntários.

Promovido por uma comissão executiva do Folk Cantanhede e pelo Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, este evento traz à cidade o folclore do mundo, num festival onde se vão partilhar os sons e as tradições de Portugal, Sérvia, Polónia, Suíça, Guiné Bissau, Bolívia, Croácia, Taiwan e Hungria.

No ano em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural, a organização teve a preocupação de trazer sobretudo grupos europeus a este evento que conta, este ano, com mais um dia de festa.

Amplo e diversificado, o programa abre amanhã, às 10h30, com um desfile internacional, que vai do Parque S. Mateus à Câmara Municipal, onde decorre a receção oficial. À noite, às 22h00, destaque para a realização da gala internacional no Terreiro do Paço, na vila de Ançã. Esta é a primeira de quatro galas, estando as seguintes marcadas para domingo em Febres, para dia 13 na Tocha e para dia 14 na Praça Marquês de Marialva. De destacar ainda a realização das Galas de Freguesia, nos dias 9, 10, 12 e 15, que vão percorrer as freguesias do concelho.

Durante os nove dias sucedem-se as apresentações musicais e decorrem outros eventos paralelos, como a celebração de missa no domingo, plantação da árvore Folk na segunda e o Folk Solidário, um espetáculo marcado para dia 13, no Pavilhão “Os Marialvas”, que vai juntar diversas instituições. No dia 14 é dia de “Almoço nas Famílias” e à tarde decorre o Desfile das Nações. De quarta feira a sábado funciona ainda o “Espaço Folk”, no Parque da Cidade, onde se vão encontrar tasquinhas e bares. O espaço abre sempre às 19h00 e inclui animação musical dos vários países.

Tal como tem sucedido nos outros anos, o Folk Cantanhede vai levar também a sua música a outros concelhos vizinhos, como é o caso de Coimbra, Águeda, Anadia, Mira e Montemor-o-Velho.

Este evento conta com o alto patrocínio do Município de Cantanhede e com os apoios da Crédito Agrícola, Turismo do Centro de Portugal, Freixial Shopping, Escola Pedro Teixeira, Juntas de Freguesia e de muitas outras entidades privadas e associações.