Escola de Verão ensina hábitos saudáveis aos jovens

/, Coimbra, Saúde/Escola de Verão ensina hábitos saudáveis aos jovens

Cerca de 30 crianças, entre os seis e os 12 anos, participam na quinta edição do projeto Escola de Verão “Exercício, Alimentação, Saúde”, que está a decorrer, desde segunda feira, na Escola Superior Agrária de Coimbra /ESAC), do Instituto Politécnico de Coimbra.

Organizada por Ana Carvalhas, nutricionista do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACeS BM), e Marina Montezuma, professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a Escola de Verão conta com atividades diversificadas que incitam à prática do desporto e hábitos de vida saudáveis. Equitação, stand up padlle, iniciação à gastronomia molecular, yoga, jogos tradicionais, noções sobre cidadania e ambiente, cuidados a ter com a pele e uma oficina de brinquedos científicos da responsabilidade do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra são algumas das atividades propostas nesta Escola de Verão.

Pela importância e êxito já alcançados no tratamento e prevenção da obesidade infantil, este projeto foi um dos escolhidos como projeto piloto de promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para ser replicado a nível nacional. Conta com uma parceria consolidada, desde 2013, entre o ACeS BM, a ESEnfC, a ESAC e os Serviços de Ação Social do IPC.

Esta iniciativa aposta na prevenção primária e secundária da obesidade infantil, ao mesmo tempo que procura incutir estilos de vida saudáveis, baseados numa alimentação equilibrada e na prática regular de exercício físico. Pretende, ainda, diminuir o sedentarismo inerente à época de férias e fomentar a literacia em alimentação e saúde junto das crianças e dos seus familiares, com o objetivo de promover a alimentação saudável.