Espetáculos “video mapping” regressam ao Pátio das Escolas

/, Coimbra/Espetáculos “video mapping” regressam ao Pátio das Escolas

As fachadas dos emblemáticos edifícios do Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra (UC) voltam a ser palco, de 16 a 21 de julho, de dois espetáculos de “video mapping” – “A Luz do Jogo” e “UC: Uma História de Luz”.

Criado em 2015 no âmbito das comemorações do 725.º aniversário da UC, o espetáculo “UC: Uma História de Luz” traz ao espetador “uma viagem no tempo na qual dois estudantes universitários nos guiam na descoberta enquanto exploram o espólio cultural, histórico e arquitetónico deste património da UNESCO”. De acordo com os responsáveis do atelier Ocubo, que produz o espetáculo, volta a trazer, este ano, através da Luz, “o legado e as tradições académicas da Universidade para estas paredes emblemáticas”, num “video mapping monumental” em que os alunos da UC são personagens principais e o espírito académico assume particular destaque.

A esta história junta-se “A Luz do Jogo”, um espetáculo de multimédia dedicado ao desporto universitário a propósito dos Jogos Europeus Universitários que se realizam em Coimbra entre 15 e 28 de julho. As 13 modalidades disputadas pela primeira vez nesta competição são apresentadas de forma única, dinâmica e contemporânea.

De acordo com os promotores, a projeção “começa no interior do laboratório de biocinética, onde os jogadores da Universidade de Coimbra se preparam fisicamente para os Jogos”. Aqui, o foco é “mostrar a importância da disciplina e do rigor na superação dos desafios do quotidiano e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida e de bem estar dos atletas”, adiantam.

Do basquetebol ao futebol, as 13 modalidades são apresentadas individualmente, explorando as características que as tornam únicas. “A Luz do Jogo” pretende, como sublinham os promotores, “não só homenagear o desporto universitário mas também referenciá-lo enquanto pilar fundamental na educação e uma prática essencial na promoção da cidadania nos atletas e estudantes que participam nesta disciplina de forma ativa”.

As projeções vão decorrer todas as noites, com sessões às 22h00 e 23h00. Os bilhetes custam entre dois e três euros e estão à venda no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e em tagv.bol.pt.

Estes dois espetáculos contam com o apoio do TAGV e estão integrados nos Jogos Europeus Universitários 2018.