Festas do Município começam hoje em Penacova

/, Região/Festas do Município começam hoje em Penacova

Começam hoje (13 de julho) as Festas do Município de Penacova. Milhares de visitantes são esperados, até segunda feira, no Parque Verde António Marques, onde se encontram mais de meia centena de expositores e onde decorre o vasto programa de animação. As celebrações terminam na terça feira, Dia do Município, com a habitual homenagem a António José de Almeida.

Mais de meia centena de expositores vai reunir-se, de hoje a segunda feira, no Parque Verde António Marques, em Penacova. O Penacova Natura – Festas do Município abre às 18h00 e volta a conjugar a vertente da exposição e feira com um atrativo cartaz musical, procurando assim apresentar uma oferta recheada a quem visita o concelho neste momento de celebração e valorização do território e da sua história.

Durante a apresentação do evento, que decorreu na terça feira, na centenária Pérgola Raul do Lino, o presidente do Município, Humberto Oliveira, sublinhou a participação de 52 expositores neste evento, sendo que 29 são empresas e instituições e 23 são tasquinhas com os “comes e bebes”.

A gastronomia volta assim a assumir um lugar de destaque nesta realização, a par com a música, num cartaz que integra artistas locais e também alguns nomes sonantes do panorama musical nacional. Este cartaz abre hoje com Mickael & Steven e Os Red, numa noite que termina ao ritmo do Dj Ice. Amanhã sobem ao palco Big Band + Vox et Communio, Amor Electro e, a encerrar, está o Dj Nuka. No domingo as atrações são Rmusic, Emanuel e o Dj Oscar. Já na segunda feira, última noite de espetáculos, atua o Grupo Original e Ruizinho de Penacova, artista local que, como frisou o presidente do Município, é presença assídua desde a primeira edição destas festas e “um promotor de Penacova por este país fora”.

Tal como tem sucedido nos últimos anos, estas festas mantêm o cariz solidário, ao apoiarem os Bombeiros Voluntários de Penacova, para quem reverte 10 por cento da bilheteira gerada nos três dias com entradas pagas (segunda feira a entrada é gratuita). Hoje e domingo os bilhetes custam três euros e amanhã cinco, preços que a autarquia considera simbólicos. Há ainda um “pack família” para os três dias, que custa 20 para o casal, 28 para o casal com um filho e 35 para um casal com dois filhos. Crianças até aos 12 anos têm acesso gratuito.

De acordo com Humberto Oliveira, no ano passado passaram pelo Parque Verde 12 a 13.000 visitantes, o que se traduziu em cerca de 30.000 euros de receita, tendo revertido 10 por cento deste valor para os Bombeiros de Penacova.

Com um orçamento de cerca de 80.000, as festas decorrem, este ano, nos mesmos moldes do ano anterior e, acima de tudo, pretendem ser uma festa para os penacovenses, que atraiam também muitos visitantes e que contribuam para a valorização do território.