Jogos Europeus Universitários trazem cerca de 4000 atletas a Coimbra

/, Coimbra, Desporto/Jogos Europeus Universitários trazem cerca de 4000 atletas a Coimbra

Coimbra recebe, a partir de domingo (15 de julho), os Jogos Universitários Europeus, considerado o maior evento multidesportivo universitário realizado em Portugal. De 15 a 28 de julho, são esperados na cidade cerca de 4000 atletas de 350 universidades da Europa, de 40 países, apoiados por aproximadamente mil voluntários.

De acordo com o Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018, os participantes (masculinos e femininos) vão competir em 13 modalidades, como andebol, badminton, basquetebol, futebol, futsal, judo, rugby, ténis de mesa, ténis, ténis de mesa/ténis de mesa adaptado e voleibol, sendo a canoagem (que decorrerá no Centro Náutico de Montemor-o-Velho) uma das novidades desta edição. Para além dos atletas, são esperados na cidade cerca de 500 treinados e dirigentes e 300 árbitros.

Realizado a cada dois anos, este evento vai agora para a sua quarta edição. Começou em Córdoba, Espanha, em 2012; seguiu para Roterdão, Holanda, em 2014; e para Zagreb e Rijeka, na Croácia, em 2016. Chega este ano a Coimbra, sob o slogan “Batimentos do coração de um vencedor!”.

A par com a vertente competitiva, os jogos concentram-se também nos aspetos educacionais e sociais do desporto universitário, através de um programa que integra conferências e workshop sobre várias temáticas. Irá proporcionar momentos de grande intercâmbio entre jovens de toda a Europa.

Mário Santos, secretário-geral dos Jogos, disse recentemente que a organização está confiante que este será “um grande evento de sucesso em Portugal”. Realçou também o grande investimento realizado na reabilitação das infraestruturas do Estádio Universitário de Coimbra, um dos principais palcos do evento, e espera que esta realização deixe um importante legado a toda a cidade.

O impacto que está a ter na cidade vai ultrapassar em muito o evento desportivo em si. Aquilo que os Jogos alavancaram ao nível de obras e infraestruturas desportivas, nomeadamente no Estádio Universitário, vão deixar um legado muito além do evento”, disse em declarações ao jornal “A Bola”.

Os Jogos Universitários Europeus são licenciados pela European University Sports Association (EUSA) e são apoiados pela International University Sports Federation (FISU), contando também com o forte envolvimento da Universidade de Coimbra, Federação Portuguesa de Desporto Universitário (FADU), Município de Coimbra e Associação Académica de Coimbra (AAC).