Penacova: António José de Almeida homenageado no Feriado Municipal

/, Região/Penacova: António José de Almeida homenageado no Feriado Municipal

António José de Almeida vai ser homenageado na terça feira, 17 de julho, dia do Feriado Municipal de Penacova. Esta efeméride assinala precisamente o aniversário do antigo Presidente da República e marca o arranque das comemorações dos 100 anos da sua eleição, que se comemoram em 2019 e que a autarquia pretende destacar nas suas próximas iniciativas.

As comemorações do Dia do Município começam, às 10h00, com o hastear da bandeira ao som do hino nacional, interpretado pelas bandas filarmónicas do concelho, seguida da deposição de uma coroa de flores junto ao busto de António José de Almeida.

O programa continua com a sessão solene, nos Paços do Concelho, que ficará marcada pela assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova e pela homenagem aos funcionários que completam 25 anos ou se aposentaram ao serviço do Município de Penacova.

Em época de celebrações, estará também em destaque a Pérgola Raul Lino, com a comemoração oficial do centenário marcada para as 16h00. Na ocasião, será descerrada uma placa comemorativa e haverá uma recriação histórica, um quadro cénico que irá mostrar como eram as vivências aristas e dos excursionistas que visitavam o concelho há 100 anos atrás.

Neste momento de festa, o Município de Penacova quer estreitar também relações com as cidades com quem está geminada, Point Saint Esprit (França) e Cistierna (Espanha). O presidente da Câmara, Humberto Oliveira, anunciou que a autarquia terá hoje uma primeira reunião de trabalho com os representantes de Point Saint Esprit, para ver como “potenciar esta relação entre as duas comunidades”.

Penacova quer estar assim mais próxima de Point Saint Esprit e Cistierna e, como sublinha o autarca, faz parte dos seus objetivos que “Penacova seja uma terra de acolhimento” e, portanto, é importante “dá-la a conhecer nesses países e criar dinâmicas para o futuro”, de forma a “potenciar Penacova”.